Uma Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de São Paulo nesta sexta-feira (10/11) marcou a entrega do Título de Cidadão Paulistano ao médico neurologista Milberto Scaff. A honraria foi proposta pelo vereador Paulo Frange (PTB), que presidiu a solenidade.
Pesquisador por excelência, Milberto Scaff contribuiu para o estudo das neuropatias por deficiência de vitamina B12, e para o estudo da síndrome funicular dorsal no alcoolismo crônico. Estes trabalhos permitiram o aprofundamento no comprometimento neurológico, e possibilitaram avançar no tratamento dessas enfermidades.
O vereador proponente da homenagem, ressaltou. “Tem uma história muito grande na Medicina e uma contribuição muito grande principalmente numa doença muito comum, que é a deficiência da vitamina B12, e nas doenças que trazem uma dor enorme aos pacientes que são as neuropatias. Dr. Milberto tem um legado na Medicina extraordinário, de dedicação, de foco, envolvimento, de curiosidade, de inconformismo com o desconhecimento. Orgulho da nossa atividade profissional. Aumenta mais um cidadão paulistano, entre os tão nobres que já passaram por aqui”.
Diversos colegas de profissão concordaram sobre a importância da homenagem a um homem que se dedicou a área científica com tanto empenho. “O Professor Milberto é um dos neurologistas de maior conceito em São Paulo e no Brasil. Ele foi muito reverenciado na Academia Brasileira de Neurologia. Como médico, é uma pessoa que prestou enormes serviços para sociedade. Portanto, ele precisava dessa homenagem”, afirmou o médico cardiologista Whady Hueb.
Para o cirurgião Marcel Cerqueira César Machado, o homenageado “modernizou a neurologia nossa, trouxe novos métodos. Adotou a cidade como cidade dele. Isso é importante”. E o médico ortopedista Roberto Basile Jr. acrescentou. “É uma forma de reconhecimento da comunidade pelos serviços prestados pelo profissional durante a sua vida”.
Os familiares relataram a dedicação e a contribuição de Milberto à cidade de São Paulo. “É uma homenagem merecida, eu acho que está muito feliz com isso. É uma vida inteira passada aqui em São Paulo. Na verdade, ele se realizou aqui em São Paulo. É uma vida de trabalho. Ele se dedicou muito como médico a vida inteira. Contribuiu para a cidade, pra todos nós” concluiu o filho Fernando Campos Scaff. O filho Ricardo Scaff acrescentou. “A cidade que sempre acolheu ele bem. Tudo permitiu que ele pudesse com muita dedicação florescer dentro da profissão, como pessoa e a gente hoje está muito feliz de estar aqui tendo essa homenagem a ele”.
Rodrigo Campos Scaff lembrou a rotina do pai nesses anos como médico na cidade de São Paulo. “Muito ocupado sempre. Não tinha horário para chegar ou sair de casa, porque faz parte da profissão, mas nunca reclamou. Pelo contrário, nunca quis parar de trabalhar. Uma justa homenagem. São Paulo deu muito pra ele, mas ele deu muito a São Paulo também”.
A esposa, Cacilda Scaff que acompanhou o marido desde que veio a São Paulo, reforçou. “Significa um reconhecimento, uma homenagem que eu participo porque eu vi que a vida dele foi dedicada a isso. Pelo valor que as pessoas têm aqui acolhendo quem pode contribuir”.
Com uma ligação estreita com a cidade de São Paulo, local que escolheu para realizar a formação profissional e diversas especializações, Dr. Milberto falou. “É uma honra pra mim, porque eu estou há três quartos da minha vida vivendo em São Paulo. Vim pra estudar Medicina na USP, fiz minha carreira universitária dentro do Hospital das Clínicas, me tornei professor titular. Fui membro do Conselho Deliberativo e diretor clínico do Hospital das Clínicas. Fui presidente da Academia Brasileira de Neurologia. Me sinto realizado e fecho a minha carreira recebendo esse maravilhoso título. É uma cidade que eu consegui realizar os meus sonhos, ampliei meus horizontes. E sou o que sou graças a essa cidade”.
Confira a íntegra da Sessão Solene no vídeo abaixo. O álbum completo de fotos está disponível aqui, no Flickr da CMSP. Créditos: Fotografia_CCI / CMSP
Muita justa a homenagem ao grande médico Prof. Dr. Milberto Scaff.