Médico, pesquisador, professor e gestor público, são apenas alguns dos cargos acumulados ao longo dos anos por David Uip, paulistano que recebe, nesta quinta-feira (30/10), a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo. A iniciativa foi do vereador Toninho Paiva (PR).
David Uip tem 56 anos, é casado há 30 anos com Maria Teresa, com quem teve três filhos: Juliana, Carolina e Raphael. O médico estava muito feliz com a homenagem. “Acredito que eu mereço essa honraria, lutei muito, trabalhei muito. Receber essa Medalha era um objetivo em minha vida”, confessou ele.
Em 82, o grupo ao qual o médico pertencia fez o diagnóstico do primeiro caso de AIDS no Brasil, publicado em artigo de 1983.
A criação da Casa da AIDS, uma instituição ligada ao Hospital das Clínicas, em maio de 1994, foi a realização mais importante de sua carreira. Com uma equipe multidisciplinar, a Casa da AIDS se destacou no desenvolvimento de projetos de pesquisas nacionais e internacionais, programas de extensão à comunidade carente, educação continuada a alunos do primeiro e segundo graus das redes pública e privada, treinamento em serviço para profissionais da saúde, entre diversas ações pioneiras. Uip dirigiu a instituição por dez anos.
O trabalho de David Uip ultrapassa fronteiras. Uma semana a cada dois meses, ele atende a população de províncias de Angola ou da periferia de Luanda, capital do País. A equipe multiprofissional que ele lidera desenvolve programa de prevenção e tratamento da AIDS, desde 2002. “Nós diminuímos a infecção vertical, ou seja, de mãe para filho de 40% para 2,2% em Angola”, contou o médico.
O vereador acredita que a homenagem é pouco para reconhecer todo o trabalho do infectologista. “Ele é importante não apenas para o Brasil, é um nome internacional devido a seu trabalho social maravilhoso”, disse Toninho Paiva.
Outra ação meritória creditada a ele foi sua excelente gestão como diretor executivo do Instituto do Coração (INCOR) durante cinco anos. “Uip conseguiu combater a crise financeira pela qual o INCOR estava passando”, disse o deputado federal e médico, José Aristodemo Pinotti (DEM-SP).
O ex-governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, também compareceu para parabenizar David Uip. “É um grande professor, um exemplo de dedicação, sou um admirador. Ele cuidou com muito carinho e zelo do governador Mario Covas”, lembrou Alckmin.
Além do vereador e do médico homenageado fizeram parte da mesa José Aristodemo Pinotti, deputado federal; Fabio Jatene, professor titular de cirurgia do tórax da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; e Luiz Flávio D’Urso, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – SP.
|