pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Médicos veterinários são homenageados na Câmara

Por: MARCO ANTONIO CALEJO - DA REDAÇÃO

25 de setembro de 2019 - 18:38

Categorias

Na noite de segunda-feira (23/09), a Câmara Municipal de São Paulo homenageou, em Sessão Solene, médicos veterinários com atuação na cidade. Os profissionais foram condecorados pelo trabalho em prol da saúde dos animais, mas também pela saúde pública municipal. A sessão foi uma iniciativa do presidente da Câmara, vereador Eduardo Tuma (PSDB).

A relação entre o homem e o animal é antiga. Ela está presente na humanidade desde os primórdios. E hoje de uma forma ainda mais próxima.

Para o médico veterinário João Pedro de Andrade o papel do bicho de estimação mudou. “É a conscientização de que o animal faz parte ou porque o animal ajuda a combater o estresse. A gente observa que eles também precisam desse contato com a gente. Então é muito legal essa troca”, observou o veterinário.

Para os médicos veterinários com anos de experiência, a profissão evoluiu muito ao longo do tempo. É o que analisa o coordenador geral de Medicina Veterinária da UNIP, Vicente Borelli. “Quando nós fizemos veterinária, isso já há 60 anos, era uma coisa. Hoje, a medicina veterinária, no mundo todo, representa um fator de desenvolvimento enorme”, disse Borelli.

Quando se fala em medicina veterinária, muita gente associa os profissionais aos cães e gatos. Mas hoje em dia a realidade vai mais além.

Mário Eduardo Pulga, presidente Conselho Regional Medicina Veterinária de São Paulo, falou sobre como o papel do veterinário é abrangente. “Muitas vezes as pessoas pensam no veterinário como apenas o doutor de cães e gatos. Mas somos muito mais do que isso. Não há nada, por exemplo, de origem animal que a gente coma na nossa vida que não tenha passado pela mão de um médico veterinário”, observou o presidente.

O presidente da Associação Brasileira de Hospitais Veterinários, João Abel Buck, destacou o crescimento no número de animais domésticos. “O Brasil teve um crescimento muito grande de algumas espécies, como felinos, por causa da verticalização das grande cidades, além da presença de animais exóticos”, disse Buck.

Reconhecimento

Diante da importância desses profissionais, a Câmara Municipal de São Paulo fez uma homenagem aos veterinários. A iniciativa foi do presidente do legislativo paulistano, vereador Eduardo Tuma.

“É o reconhecimento do trabalho prestado por esses profissionais à sociedade paulistana. Não só em relação aos próprios pets, animais domesticados, mas também em relação à questão da saúde, saúde única hoje em dia. Vou exemplificar: tudo o que passa na nossa mesa, seja de origem vegetal ou animal, um veterinário atuou. Seja no começo da cadeia ou no final. Por isso, eles são fundamentais para a sociedade”, disse o vereador.

Confira mais na matéria da TV CÂMARA SP:

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar