pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Medidas de proteção durante pandemia constam em projeto de lei

Por: DA REDAÇÃO

11 de maio de 2020 - 16:00

Está em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo o PL (Projeto de Lei) 277/2020, de autoria do vereador Alessandro Guedes (PT) e assinado por todos os vereadores da bancada do partido, que determina algumas ações de proteção à saúde pública enquanto se mantiver a situação de emergência e calamidade pública por conta da pandemia do novo coronavírus na cidade.

Uma das medidas é que todos os profissionais da rede de assistência social e de saúde pública do município deverão receber, de forma imediata e gratuita, os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para a garantia de sua segurança no exercício de suas funções. Os equipamentos públicos e privados de Saúde deverão disponibilizar máscaras, luvas e recipientes abastecidos com álcool em gel, ou produto similar, para a higienização dos funcionários, colaboradores e demais frequentadores.

Outra determinação é que o município incentive trabalhadores informais a produzirem máscaras de proteção individual, manufaturadas e artesanais, fornecendo os insumos e realizando a compra direta para distribuição aos munícipes.

O PL também pretende autorizar o município a conceder, em caráter excepcional, abono salarial aos servidores e funcionários públicos do quadro da Saúde e de outros quadros considerados essenciais no combate à pandemia do Covid-19.

Outro ponto trata do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros, prevendo que as concessionárias responsáveis deverão garantir a higienização rigorosa dos ônibus com água sanitária ou produto similar antes do início e após o fim da operação, e que os veículos não poderão circular com lotação acima da metade de sua capacidade, garantindo o distanciamento necessário dos passageiros.

A iniciativa ainda tem o objetivo de que o poder público observe diretrizes publicidade e transparência de todas as ações do enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da Covid-19, concentrando as informações em canal específico de divulgação. Os órgãos competentes deverão divulgar em tempo real, no site, redes sociais, boletins e outros meios de comunicação informações sobre os casos suspeitos, confirmados e óbitos de Covid-19 na cidade de São Paulo, por região.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Alessandro Guedes (PT). No link, você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário Fale com o Vereador.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar