pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Meio Ambiente apresenta conclusão da conferência C40

8 de junho de 2011 - 15:30

Categorias

Gute Garbelotto / CMSPVolf Steinbaum fala à comissão. Foto: Gute Garbelotto / CMSP

Volf Steinbaum, do Programa de Mudanças Climáticas da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, afirma à comissão da Câmara que São Paulo é uma das cidades que mais avança em políticas sustentáveis na América Latina

O estudo sobre o papel das cidades na reversão das mudanças climáticas foi apresentado nesta quarta-feira como conclusão do C40 — conferência que reuniu em São Paulo representantes de 53 grandes municípios de todo o mundo para debater ações de combate a essas alterações no clima.

“Enquanto governos conversam, as cidades agem”, disse Oswaldo Massambani, um dos organizadores brasileiros da 4ª edição da conferência, durante reunião ordinária da Comissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente.

Massambani aproveitou a reunião na Câmara Municipal para relatar as principais discussões do C40 e os benefícios que o evento pode trazer para a cidade de São Paulo. Uma das inovações da edição paulistana do evento, ele explicou, foi a realização de mesas redondas, com a participação de especialistas em cada tema.

As mesas redondas completaram as sessões técnicas que ocorrem tradicionalmente durante a conferência. A diferença foi que, para as mesas, foram escolhidos temas voltados para São Paulo e suas necessidades, como o planejamento urbano realizado com objetivo de mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Para o presidente da Comissão do Meio Ambiente, Gilberto Natalini (sem partido), uma discussão fundamental no C40 é justamente a “adaptação das cidades para prevenir a intensificação de fenômenos”, como os fortes ventos registrados na capital ontem.

Além de apresentar ao mundo demandas de São Paulo, Oswaldo Massambani afirmou que o C40 despertou o interesse de diversos prefeitos em projetos aplicados aqui. Entre eles, a restauração do centro da cidade através do empreendimento Nova Luz e as “operações urbanas”, que utilizam o conceito de Cidade Compacta — distribuição das áreas de interesse das cidades, reduzindo as distâncias percorridas.

Para Volf Steinbaum, do Programa de Mudanças Climáticas da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, apesar dos enormes desafios na adaptação de São Paulo a políticas sustentáveis, nesse sentido “a cidade é uma das que mais avança na América Latina”. Na sua opinião, o C40 deixará uma herança positiva.

Após a sistematização dos debates e organização dos conteúdos por escrito, Steinbaum pretende organizar uma reunião com os secretários do município para discutir a aplicabilidade de diversas propostas.

(08/06/2011 – 15h31)

 

 

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar