Fábio Jr Lazzari/CMSP
Na primeira reunião ordinária após o recesso, a Comissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente recebeu Romilda Haddad, da ONG Ecos do Vitória, que apresentou a situação do Ribeirão Mazzei, córrego localizado na Zona Norte.
Romilda falou aos parlamentares sobre o plano de naturalização do ribeirão, com a implantação de coletores e a construção de um muro que proteja a encosta. O Ribeirão Mazzei recebe poluentes de um shopping na região e teve uma das margens ocupada de maneira irregular, com casas que podem ser destruídas no período de chuvas.
“O pedido não é só para salvar o ribeirão, e sim pela implantação de um vaso capilar que pode servir de modelo para outras regiões”, disse. Segundo ela, o projeto custaria R$ 2 milhões.
Após a exposição, os membros da comissão concordaram em agendar uma visita ao local.
REFORMA
Na próxima reunião, a Comissão do Meio Ambiente realizará um novo debate sobre o ‘retrofit’ do Palácio Anchieta projeto de reforma da sede da Câmara Municipal que visa melhorar o aproveitamento do espaço e tornar o ambiente mais sustentável.
Entre as mudanças propostas, está a construção de um telhado verde no prédio, defendido pela vereadora Sandra Tadeu (DEM).
O vereador Gilberto Natalini (sem partido), presidente da comissão, comemorou a atenção que a CMSP tem dado ao retrofit. “Estou entusiasmado, pois será um paradigma para a cidade”, afirmou.
(03/08/2011 – 11h00)