A Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia, da Câmara Municipal de São Paulo, fechou o ano de 2024 com nove reuniões ordinárias. Somente no segundo semestre, foram cinco encontros que discutiram os principais eventos da capital paulista e meios para atrair cada vez mais turistas.
No mês de agosto foram duas reuniões. Na primeira houve uma homenagem aos 40 anos da Abrajet-SP (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de São Paulo), além da apresentação a respeito da Semana de Valorização do Patrimônio e da plataforma de gestão de cultura e turismo Cultturis.
No segundo encontro do mês foram discutidos quatro temas: o turismo adaptável e de acessibilidade, o Dia Municipal dos Adeptos da Prática de Campismo e Caravanismo – celebrado anualmente em 28 de agosto – o trabalho dos guias de turismo e o Templo de Salomão como ponto turístico da capital.
No mês seguinte, as reuniões trataram de vários temas, entre eles o impulsionamento da economia da cidade com o setor de eventos, com destaque para o futebol americano com a partida NFL (National Football League), na Arena Corinthians. Outros assuntos tratados em setembro foram a culinária regional, o turismo religioso e datas comemorativas.
Já em novembro, o foco foi debater o turismo para crianças, o evento Castelo de Neve e Gelo, no Parque do Ibirapuera, e o Dia do Hoteleiro, comemorado no dia 8 de novembro.
1º semestre de 2024
O colegiado foi instalado em abril de 2024 e foram realizadas quatro reuniões durante o primeiro semestre. Os vereadores debateram o Platum (Plano de Turismo Municipal) elaborado pela SMTUR (Secretaria Municipal de Turismo), o Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia, o Festival do Café, o Fórum Brasileiro de Turismo, e o projeto Na Rua Sem Wi-Fi.
Comissão de Turismo
A Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia é formada por cinco vereadores e tem, entre suas atribuições, promover estudos e iniciativas no sentido do desenvolvimento do turismo, do lazer e da gastronomia no município de São Paulo, além de apoiar, com ajuda de entidades governamentais e não governamentais, a indústria do lazer e do turismo receptivo, promover as relações intercidades no âmbito nacional e internacional e fiscalizar e acompanhar as ações do Poder Público na área do turismo, do lazer e da gastronomia.
Durante o ano de 2024, o colegiado foi composto pelos vereadores Sansão Pereira (REPUBLICANOS), Jair Tatto (PT) e Sandra Santana (MDB), pelo vereador agora licenciado Rodrigo Goulart (PSD), que presidiu os trabalhos, e pela ex-vereadora Janaína Lima (PP).