Foto: Assessoria do vereador Toninho Paiva (PR)
No ano passado, a feirante Helena Midori Agena e Silva ficou com o título de melhor pastel da cidade |
O requisitado pastel de feira continua a ser uma instituição paulistana, um traço de identidade cultural da cidade. Pensando nisso, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou projeto de lei do vereador Toninho Paiva (PR) que inclui no calendário de eventos o concurso “O Melhor Pastel de Feira da Cidade”, a ser realizado todo mês de agosto.
A proposta se transformou na Lei 15.357, de fevereiro deste ano. “É sempre bom enaltecer os aspectos valiosos que marcam a identidade sociocultural da cidade. O concurso dá visibilidade a todos os profissionais, mostrando o quanto é importante conhecer nossas feiras. O interessante do projeto é que o concurso leva características educativas aos profissionais ao valorizar o cuidado com os alimentos durante o transporte, armazenamento, conservação, confecção e distribuição à comunidade”, enfatiza Toninho Paiva.
Em 2010, o pastel preparado pela feirante Helena Midori Agena e Silva foi escolhido o melhor da cidade. Ela foi eleita entre 115 feirantes inscritos perante 61.229 jurados (entre os quais, 10 estudantes de gastronomia). O vereador entregou diploma a Helena, que serve a receita com o marido, Benedito Paulino da Silva, e seus filhos, William e Erick, na “Barraca Agena”, montada toda sexta-feira na Avenida Luiz Imparato, na Vila Cisper, Zona Leste da cidade.
Além da excelência do pastel, também foi levada em conta pelo júri a higiene na manipulação do alimento.