Os vereadores aprovaram na noite desta quarta-feira (16/12), em primeira discussão, o Projeto de Lei (PL) 347/2015, enviado à Câmara Municipal pelo prefeito Fernando Haddad. A proposta estabelece um plano de melhoramentos viários para o Eixo de Desenvolvimento Arco Jacú-Pêssego, na zona leste da cidade.
O PL prevê intervenções que vão atingir áreas correspondentes às subprefeituras de Itaquera, São Mateus e São Miguel. A medida propõe um novo plano de mobilidade na área ‘entre rios’, próximo ao Parque do Carmo, no distrito de Itaquera e pretende atrair novas empresas.
“A ideia do projeto é que ele trabalhe realinhamento, porque nós temos naquela região uma dificuldade viária muito grande. Esse projeto está casado com outro projeto, que está sendo revogado, que é o da Operação Urbana Jacú-Pêssego, para que possamos levar mais indústrias e mais empregos para aquela região que é muito carente de vias para o transporte de cargas”, afirmou o vereador Paulo Fiorilo (PT).
O vereador Toninho Vespoli (PSOL) foi o único parlamentar que votou contra a proposta do executivo. Ele argumenta que estas ações deveriam ser mais bem debatidas com a população local.
“Deveriam ter discussões nas subprefeituras envolvendo a comunidade local. Se vota uma coisa aqui na Câmara que a grande maioria do povo não está sabendo, muita desapropriação vai acontecer e não tem um encaminhamento”, ponderou Vespoli.
Outros projetos aprovados
1 – PL 673/2015, DO EXECUTIVO.
Revoga a Lei nº 13.872, de 12 de julho de 2004. (Ref. Aprovação a Operação Urbana Consorciada Rio Verde-Jacu).
Fase da discussão: 1ª
2 – PL 140/2015, dos Vereadores RICARDO NUNES (PMDB), ALFREDINHO (PT) E ARSELINO TATTO (PT)
Revoga o Parágrafo único do artigo 9º da Lei nº 16.124, de 9 de março de 2015, que estabelece parâmetros específicos para a instalação, reforma e regularização de equipamentos públicos de educação, saúde e assistência social, e dá outras providências.
Fase da discussão: 1ª