Por vereador Isac Félix
Recentemente aprovamos, na Câmara Municipal de São Paulo, o Projeto de Lei 388/2021, de autoria do Executivo, que fortalece a luta para combater a desigualdade social através da proposta de distribuição de absorventes e outros cuidados de higiene às estudantes da rede municipal de ensino. O PL se tornou Lei e foi sancionado no dia 12 de julho.
Pode parecer uma pequena ação, mas esse é um grande passo para transformar São Paulo em uma cidade cada vez mais humana e mais segura para as mulheres. De acordo com o levantamento da Unicef, pelo menos 4 milhões de meninas não possuem itens mínimos de higiene na escola (incluindo a falta de absorvente). A pobreza menstrual existe e como consequência, milhares de estudantes abandonam os estudos. Em muitas situações, isso deve pela falta de acesso à recursos e até conhecimento sobre determinados cuidados.
É com o objetivo de ampliar e consolidar esses cuidados na capital que sou autor do Projeto de Lei 662/2020 que trata sobre a disponibilização de absorventes gratuitos em locais públicos de grande circulação como escolas, shoppings, parques e outros.
Meu mandato sempre será dedicado para combater as desigualdades, lutar pelos menos favorecidos e pelos interesses da capital paulista. Essa sanção por parte do prefeito Ricardo Nunes representa uma sensação de dever cumprido muito grande. A nossa luta é ao lado delas, e não deve ser somente no mês de março.