pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Mesa da Câmara determina medidas em casos de ameaças contra parlamentares

Por: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PRESIDÊNCIA 

1 de fevereiro de 2021 - 21:09

Entre as ações da Mesa da Câmara estão reforço da GCM e Procurador para acompanhar investigações; decisão vale para todos os eleitos

Na primeira reunião desta legislatura, comandada pelo presidente Milton Leite (DEM), na tarde desta segunda-feira (1/2), os membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo definiram medidas envolvendo a segurança de parlamentares.

O Legislativo vai disponibilizar dois GCMs do quadro de funcionários da Casa para todo vereador que tiver ameaças à segurança e registrar Boletim de Ocorrência denunciando o fato. Outra medida é a designação de um Procurador especialmente para acompanhar as apurações policiais em andamento.

A decisão valerá para os vereadores titulares dos mandatos, ou seja, os que foram diplomados pela Justiça Eleitoral. Em casos de bancadas coletivas, na prática, os covereadores são como assessores parlamentares e a Câmara Municipal não tem meios legais para agir. Independentemente disso, a Casa repudia todos os casos de violência.

“A ação política da Câmara também deve passar pela Comissão de Direitos Humanos. Todos os casos já foram encaminhados à Secretaria de Segurança Pública. Não viraremos as costas e jamais nos omitiremos a qualquer caso de violência contra parlamentares”, disse Leite.

Primeira sessão legislativa

Nesta terça-feira (2/2) acontece a primeira sessão legislativa no plenário da Câmara. Os vereadores terão a opção de participar pessoalmente ou virtualmente. Nos próximos dias os parlamentares devem trabalhar na composição das comissões temáticas. A previsão é de que a eleição dos presidentes e vices aconteça em 15 dias.

Prevenção da Covid-19

Durante a reunião da Mesa Diretora, o presidente Milton Leite determinou o reforço do cumprimento de todas as medidas de prevenção da Covid-19. Entre elas a limitação de 20% dos funcionários de cada gabinete por dia e também dos auditórios da Casa.

Leite ficou internado durante todo o mês de janeiro para tratar um caso de reinfecção de Covid. Ele teve alta do Hospital Albert Einstein na semana passada.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar