pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Mestres do caratê são homenageados na Câmara

6 de junho de 2012 - 20:59

Categorias

 

RenattodSousa

 

Em comemoração ao Dia do Caratê, a Câmara Municipal prestou homenagens a mestres da arte marcial que contribuíram para a disseminação do esporte em solo brasileiro. A sessão solene foi proposta pelos vereadores Ushitaro Kamia (PSD) e Toninho Paiva (PR).

O caratê é uma arte marcial originada a partir das técnicas de defesa pessoal de Okinawa, tendo como base a filosofia do Budo. Seus objetivos são a busca constante do aperfeiçoamento pessoal, contribuindo para a harmonia com o meio através de dedicação ao trabalho e aos rigorosos treinamentos, sempre com muita disciplinada e humildade, assim fortalecendo o espírito, a mente e o físico.

Para o bombeiro Flávio Vicente de Souza — um dos homenageados — o caratê é um estilo de vida. Comecei a praticar com 10 ano, e me ajudou muito. Além do físico, o caratê desenvolve principalmente o mental e o espiritual. Você aprende a controlar a sua agressividade e aumentar a sua confiança, disse.

Rosangela Aparecida Antunes leciona a arte marcial há 28 anos em associações comunitárias da Cidade Tiradentes. Procuramos usar esse ensinamento para tirar as crianças da rua, para tentar resgatar aquelas coisas perdidas no passado, o respeito, a humildade, a disciplina e a auto-superação, disse.

O vereador Ushitaro Kamia exaltou os valores defendidos pela pratica esportiva na formação das pessoas.Gostaríamos de ressaltar o trabalho que mestres do caratê realizam no país, preservando a tradição da modalidade e as raízes japonesas, e especialmente, formando homens de bem, levando para o resto de suas vidas valores e a disciplina do esporte. O vereador Toninho Paiva instituiu o Dia do Caratê me 1992 porque viu a capacidade que esse esporte tem de preparar o homem, em corpo e mente.

Na ocasião foram homenageados os mestres:

– Yasunori Yonamine (Goju-Ryu/Ryubukai 10º Dan)

– Masahiro Shinzato (Shorin-Ryu Shinshukan 9º Dan)

– Kazunori Yonamine (Shorin-Ryu Shidokan 9º Dan)

– Paulo Moritoshi Nakaema (Sankakuiti-ryu 8º Dan)

– Sergio Yanaguisawa (Shorin-Ryu Shinshukan 7º Dan)

– José Luiz Ribeiro Machado (Shorin-Ryu Shinshukan 7º Dan)

– Mário Nakati (Shorin-Ryu Shinshukan 7º Dan)

– Edson Nakama (Shotokan 6º Dan)

– João Batista Santos da Silva (Shotokan 6º Dan)

– Jamil Padui (Goju-Ryu 6º Dan)

– Flavio Vicente de Souza (Shorin-Ryu Jyureikan 6º Dan)

– Rosangela Aparecida Antunes (Shorin-Ryu Jyureikan 5º Dan)

(06/06/2012 – 20h50)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar