Nesta terça-feira (2/8), a Câmara Municipal realizou sessão solene para comemorar os 60 anos da criação do Batalhão Suez, primeira Força de Paz composta pelo Exército Brasileiro para integrar a Força Internacional de Emergência da ONU nos conflitos que se iniciaram em 1956, no Oriente Médio.
Presidida pelo vereador Aníbal de Freitas (PV), as condecorações para mais de 130 pessoas, entre policiais militares e civis, ocorreram no Salão Nobre da Câmara, com a presença de oficiais, familiares e amigos.
Os presentes iniciaram as homenagens dedicando um minuto de silêncio ao cabo Sergio Antonio de Souza e ao soldado Osmar Cerbino, que incorporaram respectivamente o quinto (1959) e o terceiro (1958) contingentes dos chamados Boinas Azuis.
O presidente da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU e veterano do vigésimo contingente do Batalhão Suez, Walter Mello de Vargas., comentou sobre a importância de relembrar as ações dos companheiros que faleceram e do reconhecimento da categoria. “Em janeiro de 1957 embarcou o primeiro contingente para o Oriente Médio e durante 10 anos mantivemos a paz naquela região que tem conflito até hoje. Crianças, famílias e idosos foram salvos pelo trabalho das Forças de Paz. É uma data muito importante para homenagear pessoas que têm feito a diferença com serviços relevantes em função da paz”, disse.
“É um momento de muito orgulho presidir essa sessão em homenagem aos Boinas Azuis. Esses homens souberam representar o Exército Brasileiro e nós precisamos comemorar e dar a nossa gratidão pelo que representaram e representam para o nosso país”, destacou o vereador Aníbal de Freitas.