Com 49 votos favoráveis, a Câmara Municipal de São Paulo reelegeu, na manhã desta quarta-feira (15/12), o vereador Milton Leite (DEM) como presidente do Legislativo paulistano. Ele estará à frente dos trabalhos da Casa ao longo de 2022. O concorrente, vereador Celso Giannazi (PSOL), recebeu 6 votos.
O presidente reeleito fez um breve agradecimento após a votação. “Eu quero agradecer a todos, senhoras e senhores vereadores, que votaram em mim. O meu respeito à bancada do PSOL, com a qual eu mantenho uma excelente relação. E quero manter, nesse próximo ano de 2022, que possamos trabalhar em favor dessa cidade, em favor do Parlamento, aquilo tudo que for possível. E as dificuldades, estaremos superando juntos. Nós temos que acreditar que o diálogo é possível, isso é o mais importante”, destacou Leite.
Perfil
O vereador Milton Leite tem 65 anos e ocupa uma cadeira na Câmara Municipal de São Paulo desde 1997. Este é o sétimo mandato consecutivo do parlamentar, que foi reeleito para esta legislatura com 132.716 votos. Leite presidiu o Legislativo paulistano entre 2017 e 2018 e voltou a ocupar o cargo em 2021.
Atribuições do presidente
O presidente da Câmara Municipal de São Paulo tem entre as principais funções manter a ordem dos trabalhos legislativos, dar publicidade aos Atos da Casa e zelar pelo cumprimento do Regimento Interno.
Também é de competência do presidente da Casa anunciar e convocar as sessões plenárias e as reuniões da Mesa Diretora, dar posse aos vereadores e suplentes, além de exercer a chefia do Executivo Municipal, em casos específicos previstos na lei.