A importância da liberdade sindical e da participação dos trabalhadores e trabalhadoras nos sindicatos, como forma de atuar em defesa de seus direitos, são os principais destaques da campanha Maio Lilás realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
Para o MPT, os sindicatos são essenciais para promover a defesa dos trabalhadores. Por isso a contribuição social é importante para a independência financeira dessas entidades.
Nesse sentido, será realizada uma série de atividades que cumprem a função de divulgar de forma coordenada o Maio Lilás, tais como:
- Iluminação de suas sedes, em todo país, com a tonalidade lilás;
- Colocação de laços e/ou faixas lilases nos edifícios de suas sedes;
- Divulgação da versão digital da revista nº 34, sobre sindicatos, da série “MPT em Quadrinhos”, bem como a inserção nos respectivos sites;
- Colocação de mensagens em seus sites, alusivas à atuação sindical democrática e participativa, utilizando a mensagem: “Conquiste direitos com união e participação”.
Acesse aqui (http://www.mptemquadrinhos.com.br/pdf/HQ34.pdf) a revista em quadrinhos que o MPT lançou na abertura do Maio Lilás, em defesa dos direitos do trabalhador.
A instituição também lançou um site sobre a reforma trabalhista com vídeos, entrevistas e artigos, que podem se acessados aqui (http://www.reformadaclt.com.br/).