pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Mobilidade Urbana é o tema da terceira aula do 7º Descobrir São Paulo

20 de março de 2014 - 18:56

O 7º Curso Descobrir São Paulo Descobrir-se Repórter recebe o engenheiro Frederico Bussinger, no sábado (22/3, para discutir o tema Transporte e Mobilidade Urbana em São Paulo. Bussinger é consultor do Idelt – Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transporte e Meio Ambiente. Foi diretor das companhias docas do Estado de São Paulo e de São Sebastião, Secretário Municipal de Transportes de São Paulo e Secretário-Executivo do Ministério dos Transportes, além de Presidente da SPTRANS, CPTM e Diretor do METRÔ/SP.

Terceira palestra do curso, o assunto esteve no centro das mobilizações de junho em todos o país. A bandeira da tarifa zero, levantada pelo Movimento Passe Livre (MPL), utilizou como suporte teórico um texto escrito por Bussinger 27 anos antes: Transporte coletivo: direito do cidadão, dever do Estado, publicado originalmente nos Cadernos Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo).

O texto de Frederico Bussinger tornou-se referência nos debates que levaram à criação do Movimento Passe Livre (MPL), conforme mostra notícia sobre o debate realizado em plenária do movimento em 29 de janeiro de 2005, em Porto Alegre (RS). Segundo a reportagem, o artigo de Bussinger serviu de base na exposição de motivos do substitutivo global da Lei do Passe Livre de Florianópolis (PL 9685/2002).

Sobre o curso

O curso, de complementacão universitária em jornalismo e gratuito, é realizado em parceria pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, OBORÉ Projetos Especiais e Abraji Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Conta com apoio das coordenações dos principais cursos de jornalismo da cidade de São Paulo, SINPRO/SP Sindicato dos Professores de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS Modelo de Atenção Integral à Saúde, NH Photos/Nivaldo Silva, IPFD Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, além das revistas Samuel, Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí e do blog O Xis da Questão Mídia, Jornalismo e Atualidade, do prof. Manuel Carlos Chaparro.

(21/03/2014 – 18h33)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar