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Mobilidade urbana: Em audiência, população reivindica retorno de linha de ônibus para ligar zona leste ao centro da capital

Por: MARCO CALEJO
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29 de abril de 2024 - 22:02
Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

Na noite desta segunda-feira (29/4), a Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara Municipal de São Paulo discutiu em Audiência Pública a implementação da linha de ônibus Savoy/Celso Garcia, na zona leste da cidade. Um dos objetivos de viabilizar o transporte público coletivo na região é desenvolver a mobilidade local.

A reivindicação é para atender à população do distrito de Cidade Líder e dos bairros do entorno, como o Parque Savoy City, Jardim Marília, Jardim Bandeirantes e Jardim Brasília. Os moradores locais querem acesso a um itinerário para a avenida Celso Garcia – importante corredor que liga a zona leste ao centro da capital paulista.

O requerimento do debate foi protocolado na Casa pela vereadora Luana Alves (PSOL), integrante do colegiado. No documento, a parlamentar observa que a linha Savoy/Celso Garcia, além de levar acessibilidade e conectividade aos moradores, reduzirá o tráfego e o impacto ambiental no território.

“Uma linha de ônibus nunca vai ser um problema, sempre será uma solução. Quando a população não usa a linha de ônibus é mais gente usando carro, é mais gente usando moto. É mais gente usando transportes particulares, que vão encher as vias”, disse a parlamentar.

Luana também entende que a medida irá impulsionar o desenvolvimento urbano e valorizar os imóveis da região. A vereadora lembrou ainda que os pedidos para a implementação da linha são antigos, já que o itinerário deixou de existir há mais de dez anos. “A linha de ônibus do Savoy até o centro de São Paulo, passando pela avenida Celso Garcia, não é uma luta nova. Essa linha já existia até o ano de 2013”.

Participação popular

Igor dos Transportes, assim como é conhecido, afirmou que a região de Cidade Líder precisa da linha Savoy/Celso Garcia, considerando que ela é fundamental para transportar a população a serviços essenciais – como saúde e educação.

“Temos um documento já protocolado na São Paulo Transporte (SPTrans) com oito mil assinaturas dizendo que é necessário o retorno do Celso Garcia ou a implantação do mesmo”, disse Igor. “Nós necessitamos de uma infraestrutura de transporte com dignidade”.

Presidente da Attruesp (Associação dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Rodoviário e Urbano do Estado de São Paulo), Carlão dos Condutores lamentou a ausência de representantes do governo municipal para discutir o tema. “Quando estamos aqui discutindo a melhoria no transporte, também estamos visando a melhoria dos trabalhadores”.

Para Aurelita Araújo da Silva, presidente da Associação de Moradores do Parque Savoy City, os moradores da zona leste merecem respeito. “É desumano. A gente vê pessoas que moram em outra cidade, que vêm fazer compras no Brás, e chegam primeiro que uma sacoleira que mora no distrito de Cidade Líder”.

Moradora do Parque Savoy, Valdina de Sena reforçou que o transporte público coletivo é um direito da população. “O transporte público não é um favor, é um direito que a gente tem”.

Já a moradora do Jardim Marília, Ilda dos Santos, que reside no local há 42 anos, reiterou que o itinerário Savoy/Celso Garcia passa por importantes equipamentos de saúde. “A população cresceu demais e nos tiraram esse direito de condução”.

O taxista Iran Borges cobrou do governo da capital paulista uma solução. “É uma simples linha do Savoy até aqui (centro). O que custa ao Poder Público? É um dinheiro para a população, para o povo que precisa”.

No fim da audiência, a vereadora Luana Alves disse que irá encaminhar o conteúdo do debate desta noite à SPTrans, bem como tentará agendar uma reunião com a direção da empresa de transportes da capital paulista.

Acesse no vídeo abaixo a íntegra da Audiência Pública da Comissão de Trânsito.

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