pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Mobilidade, zeladoria e população em situação de rua estão entre os temas da sessão desta terça

Por: MARCO CALEJO
HOME OFFICE

17 de agosto de 2021 - 18:28
Afonso Braga | REDE CÂMARA

Na tarde desta terça-feira (17/8), a Câmara Municipal de São Paulo abriu mais uma semana de trabalho no Plenário 1º de Maio. Durante a Sessão Ordinária de hoje, vereadores se manifestaram presencialmente e de forma remota. Seguindo uma ordem preestabelecida, parlamentares discursaram no Pequeno Expediente, no Grande Expediente e fizeram comunicados de liderança. A sessão desta terça foi presidida pelo vereador Atílio Francisco (REPUBLICANOS).

Mobilidade urbana

Da tribuna do Plenário, a vereadora Sandra Santana (PSDB) falou sobre mobilidade urbana. A parlamentar destacou as obras de escavação da Linha 6 – Laranja do Metrô, que irá abranger 15 estações, ligando a Brasilândia, na Zona Norte, à São Joaquim, na região Central da cidade.

Na manhã desta terça, ela acompanhou a descida das rodas de corte do “tatuzão” – equipamento utilizado em escavações. De acordo com a parlamentar, as obras do primeiro trecho, no sentido sul (da estação Santa Marina à São Joaquim), terão início em dezembro.

“Vai atender uma população diária em torno de 630 mil pessoas. Hoje, gera três mil empregos e partir do próximo ano, com as obras mais avançadas, serão mais nove mil empregos. É extremamente importante nessa retomada econômica”, disse a vereadora.

Sandra Santana explicou que na próxima etapa das obras será feita a escavação no sentido Norte (Brasilândia). O Governo do Estado de SP prevê a conclusão das 15 estações em 2025. O investimento está estimado em R$ 15 bilhões. As obras da Linha 6 – Laranja estavam paradas desde 2016.

População em situação de rua

Já o vereador Eduardo Suplicy (PT) discursou remotamente. Entre os temas tratados pelo parlamentar durante a sessão, ele lembrou que na próxima quinta-feira (19/8) é o Dia Municipal da Luta da População em Situação de Rua. A proposta do projeto que estabeleceu a data, é de sua autoria e da ex-vereadora Soninha Francine (CIDADANIA), deu origem à Lei n° 17.196, de 14 de outubro de 2019.

“Relembro a todos que 17 anos atrás ocorreu o massacre da Sé, em que 15 pessoas em situação de rua foram brutalmente agredidas. Sete morreram e cinco ficaram gravemente feridas. Até hoje não temos respostas para esta chacina. Enquanto isso, as pessoas, muitas vezes, seguem sendo massacradas”, falou Suplicy.

Ações de zeladoria

O vereador Gilberto Nascimento Jr. (PSC) participou presencialmente da sessão. Ele aproveitou os cinco minutos do Pequeno Expediente para sugerir mais autonomia às subprefeituras da capital paulista para que a realização de reparos na cidade de São Paulo seja de forma ágil. O parlamentar, que citou como exemplo as ações de tapa-buraco, disse que atualmente as demandas se concentram na Secretaria Municipal de Subprefeituras, e isso tem tornado o processo lento.

“O que a gente tem visto é que os trabalhos de zeladoria estão cada vez mais sendo tirados das prefeituras regionais (subprefeituras). Então, para que serve a prefeitura regional (Subprefeitura)? É mais fácil colocar um Poupatempo lá na ponta. A prefeitura regional (subprefeitura), na sua concepção, é para ser uma mini Prefeitura e resolver os problemas localmente”, falou Gilberto Nascimento Jr.

Idosos

Por meio do sistema virtual da Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Faria de Sá (PP) mencionou a reunião da Comissão Extraordinária do Idoso e de Assistência Social, realizada nesta terça-feira. O parlamentar, que é o presidente do colegiado, destacou a importância da Delegacia do Idoso na capital paulista e o debate sobre o tema.

“Tivemos a oportunidade de discutir juntamente com o vereador Eli Corrêa (DEM) e o vereador Gilson Barreto (PSDB) medidas que a gente possa fazer no sentido de melhorar a atenção para os idosos”, disse Faria de Sá.

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para esta quarta-feira (18/8), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

Assista aqui à Sessão Plenária desta terça-feira.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar