pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Monotrilho chega à Cidade Tiradentes em 2012

3 de junho de 2009 - 05:34

Categorias

RenattodSousa
Política Urbana
Ivan Picoli,coordenador na diretoria de engenharia e construção do Metrô, explicou que o principal objetivo é quadruplicar a rede sobre trilhos

 

A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente recebeu, nesta quarta-feira (03/06), representantes da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) para esclarecer o projeto de expansão da Linha 2-Verde através do sistema de monotrilho. Durante o encontro, os parlamentares analisaram, com parecer favorável, cinco projetos de lei e também aprovaram três requerimentos. Ainda na reunião, o vereador e presidente da Comissão Carlos Apolinário confirmou as datas das primeiras audiências públicas sobre o Plano Diretor Estratégico.

Ivan Picoli, coordenador na diretoria de engenharia e construção do Metrô, explicou que o principal objetivo é quadruplicar a rede sobre trilhos com qualidade dos trens do metrô, passando dos atuais 61,3 km para 240 km. O plano de expansão também inovará com adoção do monotrilho: um trem com até 90 metros de comprimento, circulando a uma velocidade de 40km/hora, em via elevada e com pneus. De acordo com a Companhia, o governo do Estado aplicará em todo o projeto R$ 20 bilhões.

 

Picoli salientou que o processo de adoção do monotrilho, que ligará a Vila Prudente à Cidade Tiradentes, se deu a partir da pesquisa de Origem e Destino, e de análise de demanda. E, de acordo com ele, o sistema permite vencer relevos com mais facilidade, respeita regras de interferência na paisagem, permite a construção de áreas de lazer ao longo do percurso, além de ser mais barato. “Essa tecnologia se mostra a de menor impacto, e o conforto para o usuário é o mesmo”, explicou

 

O arquiteto disse que em 2010 deve ser entregue o trecho que ligará a Vila Prudente ao Oratório; em 2011 do Oratório ao Terminal São Mateus; e em 2012 de São Mateus à Cidade Tiradentes.

 

Plano Diretor Estratégico

 

Carlos Apolinário, presidente da Comissão, confirmou as datas das primeiras audiências públicas para debater o Plano Diretor Estratégico:

 

22/06 – 19h-Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo

(Viaduto Jacareí 100)

 

27/06 – 10h-SESC Itaquera

(Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Matos, 1.000)

 

28/06 – 10h-SESC Interlagos

(Av. Manoel Alves Soares, 1.100)

 

29/06 –19h-SESC Consolação.

(Rua Dr. Vila Nova, 245)

 

30/06 – 19h-SESC Pinheiros

(Rua Paes Leme, 195)

 

01/07 –19h-SESC Santana

(R. Luiz Dumont Villares 579)

 

PL

 

Foram aprovados os pareceres favoráveis aos seguintes projetos de lei:

 

PL 013/09, do vereador Juscelino Gadelha (PSDB);

PL 265/05, do vereador Wadih Mutran (PP);

PL 362/08, do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR);

PL 456/07, da ex-vereadora Claudete Alves;

PL 558/07, do vereador Donato (PT).

 

Participaram do encontro os vereadores Paulo Frange (PTB), Juscelino Gadelha, Toninho Paiva (PR), Zelão (PT), José Police Neto (PSDB), Chico Macena (PT) e Carlos Apolinário, presidente.

 

Imagens para download:
RenattodSousa
Política urbana
Comissão de Política Urbana
RenattodSousa
Política Urbana
Ivan Picoli, do Metrô

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar