Os monumentos do Viaduto do Chá, Biblioteca Mário de Andrade, Ponte das Bandeiras, Monumento às Bandeiras e Estátua do Borba Gato ficarão iluminados de vermelho ao longo deste mês. A iniciativa da prefeitura de São Paulo tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância da doação de sangue e comemorar o Dia Mundial do Doador.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, menos de 2% da população brasileira é doadora de sangue, sendo que a recomendação é que esse percentual seja de 6%. A Fundação Pró-Sangue revela que a média mensal de doadores no município é de 12 mil, mas que durante as férias escolares esse número é menor.
Saiba como doar sangue
É necessário ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg e estar saudável e não possuir risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue. Se o doador for menor de 18 anos, é preciso estar acompanhado pelo responsável legal e comparecer a qualquer um dos postos de atendimento com cópia do próprio documento de identidade e a do seu responsável.
Os menores desacompanhados precisam retirar um documento de autorização para que seu responsável assine e reconheça firma em cartório. Maiores de idade precisam levar um documento oficial com foto.