pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Morador de rua é tema de debate na Comissão de Direitos Humanos

26 de março de 2009 - 03:46

Categorias

Juvenal Pereira
Direitos Humanos
“A corporação está fazendo um grande treinamento na área de segurança e respeito aos direitos humanos”, disse o secretário Edson Ortega

 

O secretário de Segurança Urbana, Edson Ortega, compareceu à Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais nesta quinta-feira (26/03) para falar a respeito das políticas públicas da Secretaria em relação aos moradores de rua.

Ortega abriu a reunião explicando a integração de sua Secretaria com a de Assistência Social e mostrou uma grande preocupação com o tratamento dado às pessoas em situação de vulnerabilidades. O secretário falou do aperfeiçoamento dos profissionais da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da apuração de denúncias de contenções inadequadas realizadas pelos profissionais.

“A secretaria demitiu ano passado 120 pessoas, e uma parte dessas demissões eram casos de profissionais com envolvimento em trabalhos de contenção inadequada e com excesso. A corporação está fazendo um grande treinamento na área de segurança e respeito aos direitos humanos, e cada vez menos estamos vendo casos de desrespeito à população”, explicou.

Parceria

O secretário também disse que foi criado dentro da Corregedoria da GCM um programa intitulado Via Rápida, que permite o desligamento dos que descumprem leis da corporação em poucos meses. “Temos de punir com exemplo estas pessoas que agem inadequadamente. Avançamos muito em relação à parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Nossos profissionais estão sendo treinado para proteger estas pessoas em situação de rua e moradias de risco, e os encaminhando para atendimentos especializados”, comentou.
 
Ortega lembrou ainda que a Prefeitura quer ampliar os equipamentos de atendimento às pessoas em situações de vulnerabilidade, com problemas de drogadição e com doenças mentais. O vereador Floriano Pesaro (PSDB) enalteceu a aproximação entre as secretarias e a ação conjunta no tratamento social. O vereador Carlos Bezerra Jr. (PSDB) elogiou a predisposição do secretário em comparecer à Casa e disse que “a Secretaria está no caminho certo em relação aos seus trabalhos, e que a segurança  não pode ser desvinculada do social.”
 
Em contrapartida, o vereador Ítalo Cardoso (PT) externou sua preocupação, o que, em sua visão, “é a segurança se sobrepondo ao social.”
 
Representando a Pastoral de Rua da Arquidiocese de São Paulo, o Padre Júlio Lancelotti ressaltou a importância do debate e sublinhou a dor dos moradores de rua. Lancelotti disse que o “povo é tratado de maneira cruel, com violência” e que “não bastam albergues para solucionar o problema, pois isso não resolve nada.” O padre convidou os vereadores para uma “caminhada cívica” com a finalidade de verificar os pontos de maior incidência de moradores de rua. De prontidão os vereadores aceitaram o convite.
 
Participaram da reunião os vereadores Quito Formiga (PR), Ítalo Cardoso, Floriano Pesaro, Jamil Murad (PC do B), José Olímpio (PP), Juscelino Gadelha (PSDB), Carlos Bezerra Jr. e Gabriel Chalita (PSDB), presidente.
 

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Direitos Humanos
Gabriel Chalita, presidente da Comissão
Juvenal Pereira
Direitos Humanos
Edson Ortega, secretário de Segurança Urbana
Juvenal Pereira
Direitos Humanos
Padre Júlio Lancelotti

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar