Angelo Dantas/CMSP
Os moradores dos distritos da subprefeitura de Cidade Ademar, Zona Sul da capital paulista, destacaram como prioridades para a região a construção de piscinões e equipamentos culturais. As demandas foram apresentadas neste sábado durante audiência pública para debater o Plano de Metas da Prefeitura.
De acordo com o integrante do Conseg (Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança) de Cidade Ademar Paulo Santos os moradores da região sofrem muito com as enchentes. Já existe um projeto para construir os piscinões no córrego do Cordeiro e as obras não começam porque precisa da licença ambiental. Todo ano é a mesma coisa, precisamos que a Prefeitura faça logo essa aprovação, disse. Também precisamos de uma universidade federal , acrescentou.
A cultura também foi apontada como necessidade para a região. Segundo Luiz Lobato, do Fórum de Hip Hop Municipal SP, as metas devem focar em investimentos para a construção de equipamentos culturais em Cidade Ademar. Além de construir espaços culturais, é necessário que eles funcionem com a participação da comunidade local para que ela se aproprie do espaço e também cuide do local, afirmou.
Os participantes da audiência pública também sinalizaram para a necessidade de mais médicos especialistas e Unidades Básicas de Saúde, creches, segurança e regularização das moradias. A questão de habitação, explicou o chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Luiz Roque Eiglmeier, é uma das prioridades da gestão de José Américo (PT). A urbanização das favelas, principalmente, no Jardim Esperança e a canalização do córrego Zavuvus é uma de nossas bandeiras. Vamos lutar par que isso esteja previsto no Plano de Metas, disse.
De acordo com o assessor da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão Christy Pato, nos próximos anos os moradores da região devem ganhar uma unidade da Rede Hora Certa, três centros de referência de assistência social, cinco centros e cinco escolas de educação infantil, 1.243 novas unidades habitacionais e 800 pontos de iluminação pública.
O vereador Jair Tatto (PT) também acompanhou a audiência pública e avaliou como importante para a construção do Plano de Metas. Transformar essa cidade não é uma tarefa fácil e o debate é fundamental para esse processo. Foi um bom debate para pensarmos nas metas para São Paulo, avaliou.
O subprefeito Cidade de Ademar, Francisco Lo Prete Filho, parabenizou a população pela participação. É muito importante quando vemos os cidadãos pensando junto com a gente e trazendo soluções para a capital paulista, disse.
(20/04/2013 19h04)