ROBERTO VIEIRA
ESPECIAL DE CIDADE TIRADENTES
Neste mês, o bairro de Cidade Tiradentes comemora aniversário e este tema também foi tratado durante a edição do “Câmara no seu bairro”, realizada neste sábado (25/04) no CEU Inácio Monteiro. Moradores querem apoio dos vereadores para incluir a data no calendário oficial da cidade.
De acordo com Carlos Vieira, que reside na região há 29 anos, além da inclusão da data, a população local também deseja que o poder público reconheça oficialmente que Cidade Tiradentes não foi fundada em 1984, como se considera hoje, e sim nove anos antes. Ele disse que esta confusão ocorre porque neste ano foi entregue oficialmente o primeiro conjunto habitacional de Cidade Tiradentes.
“Essa luta que a comunidade vem travando nós chamamos de ‘a busca da identidade perfeita’. Cidade Tiradentes não tem 31 anos, e sim 40, porque havia uma gleba muito grande de moradores que residiam aqui desde 1975. A nossa ideia é reconhecer isso, porque aquelas primeiras pessoas não podem ser excluídas da história do bairro”, argumentou o morador.
“Pesquisadores que participaram do debate sobre esta questão aqui em Cidade Tiradentes afirmaram com base nos seus estudos que a fundação é anterior a 1984”, explicou Ivolino Martins, morador da região.
Um calendário de debates para discutir este e outros temas já foi montado e está em curso, com a participação de representantes populares e organizações sociais do distrito. Martins afirma que há divergências e estes encontros servem para que se chegue há um consenso sobre a verdadeira data de fundação, baseado em fatos históricos. “Existem vários marcos de fundação, então é preciso retificar essa questão o quanto antes”, finalizou.
Essa matéria tem alguns problemas:
1 – a sessão da câmara em Cidade Tiradentes ocorreu no sábado 25/04, e não no dia 24, como afirma o texto;
2 – O texto também dá a entender que em 1984 foi entregue oficialmente o primeiro conjunto habitacional de Cidade Tiradentes;
3 – É equivocada, também, a informação de que “havia uma gleba muito grande de moradores” que residiam na região desde 1975; na verdade, 1975 foi o ano da entrega à população do primeiro de vários conjuntos habitacionais que hoje formam o maior complexo habitacional da América Latina.
Uma olhada no site da Subprefeitura pode ajudar.