O Parque Municipal Comandante Jaques Cousteau, mais conhecido como Laguinho de Interlagos, e o Parque Morumbi Sul foram temas de audiência pública realizada nesta terça-feira (5/4), na Câmara Municipal. A audiência foi uma iniciativa conjunta das Comissões de Finanças e Orçamento e Meio Ambiente.
Segundo os moradores presentes na reunião, o problema do Laguinho de Interlagos são as galerias construídas há 15 anos pela Secretaria de Infraestrutura Urbana (Siurb), que têm gerado lixo e resíduos no parque.
O engenheiro da Siurb Pedro Luis de Castro, com apoio dos moradores, sugeriu um projeto para amenizar o problema. “A gente tem uma situação atual onde o lago transborda em uma galeria, que leva a água para a Represa Guarapiranga, e ela é muito pequena. Esse transbordamento do lago, quando há precipitação, tem que ser escoado de alguma forma. A água pode ser armazenada no lago ou ser desviada para a represa. Uma solução que a Siurb chegou a projetar é conduzir a água por galerias maiores até a Guarapiranga. É um projeto mais caro, que tem uma estimativa inicial de R$ 5 milhões”, explicou.
Outra situação discutida na tarde desta terça-feira foi a do parque Morumbi Sul. A área do futuro parque tem 89 mil metros quadrados e fica entre as ruas Nossa Senhora do Bom Conselho e Lira Cearense. Uma das propostas é a implantação de um CEU no local. No entanto, a área já é usada por moradores do entorno para a prática de esportes e caminhada, e quem vive na região é contra a construção do CEU, porque vai acabar com uma parte do verde existente. “O que a gente está indignado é que entramos com várias ações e o Ministério Público não se posicionou. A segurança é mantida pela associação de moradores do Morumbi Sul. Temos um relatório sobre o trabalho que é feito”, disse Deseli Dellai, presidente da Associação dos Condomínios do Morumbi Sul.
Para o vereador Ricardo Nunes, autor do requerimento que convocou a audiência, a sociedade participou de forma muito ativa na reunião. “Eles chegaram a um acordo de que as cinco galerias do Laguinho devem ser desviadas. Já em relação ao Parque Morumbi Sul, o processo é ainda maior. Há uma denúncia de que a empresa contratada para construir o CEU tem vários problemas. Nós vamos notificar o TCU (Tribunal de Contas da União) para ver se procede a denúncia e vamos também ver os locais que há como sugestão para construir o CEU, sem que afete o meio ambiente”, afirmou.