pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Mortes por Covid-19 caem pela primeira vez no ano no Estado de SP

Por: KAMILA MARINHO - HOME OFFICE

23 de fevereiro de 2022 - 16:21

As mortes por Covid-19 em São Paulo caíram pela primeira semana em 2022 após o pico de casos ocasionado pela variante Ômicron, segundo anúncio do governador do Estado, João Doria (PSDB) em entrevista coletiva nesta quarta-feira (23/2). A última semana epidemiológica fechou com uma redução de 11%, indicando uma tendência de queda já comprovada pela redução das internações na última semana.

A média móvel de sete dias de óbitos registrada nesta quarta foi a menor deste mês de fevereiro, com 212 novas mortes. O pico de óbitos neste ano foi no dia 8 de fevereiro, quando o estado registrou uma média móvel de 288 mortes.

Internações

As novas internações em leitos de enfermaria e UTI em São Paulo registram queda nas últimas três semanas epidemiológicas. O Estado tem hoje 6.220 pessoas internadas, sendo 2.540 em unidades de terapia intensiva e 3.680 em enfermarias. A redução das novas internações na última semana foi de 27,9%.

Em comparação com o pico causado pela variante Ômicron, São Paulo apresenta uma redução de 46% no total de internados. No dia 28 de janeiro, o Estado tinha 11.541 pessoas em leitos de enfermaria e UTI.

Entre o total de internados em enfermaria neste ano, a redução comparada com o pico, que ocorreu no dia 27 de janeiro, foi de 52%. O maior número de internados em unidades de terapia intensiva ocorreu em 3 de fevereiro e a redução até aqui é de 38%.

Avanço na vacinação infantil

Na entrevista coletiva, também foi anunciado que mais de 65% das crianças entre 5 e 11 anos do Estado de São Paulo já foram vacinadas com a primeira dose do imunizante contra Covid-19. Nesta semana, o Estado de São Paulo iniciou a aplicação da segunda dose da Coronavac no público infantil que tomou este imunizante, 28 dias após a aplicação da primeira.

“O Estado de São Paulo ultrapassou essa marca, muito acima da média brasileira, pois fizemos vários esforços sucessivos nesse sentido. O início da Semana E, de vacinação nas escolas, permitiu que mais crianças pudessem ser vacinadas mediante uma simples autorização dos pais para a escola”, destacou Doria.

A “Semana E” de vacinação infantil contra Covid-19 nas escolas ocorre entre os dias 19 e 25 de fevereiro. Os municípios que aderiram podem vacinar as crianças sem burocracia, com apenas um documento de concordância dos pais ou responsáveis, que não precisam estar presentes no momento da imunização.

São Paulo já aplicou 2,7 milhões de doses, segundo dados do Vacinômetro desta quarta. Até as 13h desta quarta, 3,84% do público infantil já estava com esquema vacinal completo.

Dose adicional

O Governo de São Paulo registrou nesta quarta (23/2), a marca de 20 milhões de doses de reforço aplicadas nos 645 municípios do Estado, o maior percentual do país. Hoje no Estado de São Paulo há 10 milhões de pessoas elegíveis para a imunização da terceira dose, fundamental para a proteção da população diante de novas variantes.

Carnaval

Durante a coletiva de imprensa, Doria recomendou às prefeituras municipais que evitem eventos que gerem aglomerações e orientou a acionar a Polícia Militar se as regras forem desrespeitadas e os blocos de Carnaval façam cortejos nas ruas.

Para eventos fechados, a orientação é respeitar a capacidade máxima de 70% da lotação do espaço.

Uso de máscaras

O uso de máscaras em todos os ambientes segue mantido até dia 31 de março em todo o Estado. De acordo com o comitê científico e o comitê estadual de Saúde, ainda não há uma data definida para alteração da medida.

Mais sobre o novo coronavírus 1

De acordo com o boletim diário mais recente, publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, sobre a pandemia do novo coronavírus, até esta quarta (23/2), a capital paulista totalizava 41.270 vítimas da Covid-19. E havia, ainda, 1.855.487 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus.

Abaixo, um gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo.

Prefeitura de SP

Em relação ao sistema público de saúde, os dados mais recentes mostram que a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade e Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 na região metropolitana de São Paulo nesta quarta-feira (23/2) é de 52,7%. Já a ocupação de leitos de enfermaria está em 46,1%.

No Estado, a taxa de ocupação em UTIs está em 54,9%. E nos leitos de enfermaria está em 43,2%. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.

Mais sobre o novo coronavírus 2

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) disponibilizou as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 da marca Oxford/AstraZeneca produzidas no Brasil. Um lote de 550 mil doses do imunizante foi entregue ao Ministério da Saúde.

O processo de produção da vacina 100% no Brasil fez parte do acordo de transferência de tecnologia entre a Fiocruz e o consórcio Oxford/AstraZeneca. O acordo teve início no ano passado quando a fundação ficou responsável pela finalização e pelo envase da vacina, mas ainda com o IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) vindo da China.

Com a transferência de tecnologia, a Fiocruz obteve o conhecimento para começar a fabricação do IFA em solo nacional. O desenvolvimento teve início no ano passado. Foi preciso ainda obter autorizações juntamente à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Mais sobre o novo coronavírus 3

A Anvisa aprovou nesta quarta (23/2), a comercialização, em todo o Brasil, de mais um autoteste para detecção da Covid-19. O Covid Ag Detect, desenvolvido para análise rápida de uma amostra colhida pelo próprio consumidor, com o auxílio de um cotonete (swab) nasal, será produzido no país, pela Eco Diagnóstica Ltda, empresa brasileira, com sede em Nova Lima (MG).

Segundo a empresa, o produto permitirá ao consumidor saber se foi infectado pelo novo coronavírus em apenas 15 minutos. De acordo com a Anvisa, o Covid Ag Detect atendeu a todos os critérios técnicos analisados para a concessão do registro, como as avaliações de segurança e confiabilidade do uso do autoteste por pessoas leigas. A avaliação do pedido de registro levou 22 dias e foi publicado no Diário Oficial da União (DO) desta quarta-feira, na Resolução RE 569/2022.

Em nota, a Eco Diagnóstica informou que já dispõe dos insumos necessários para começar a produzir o Covid Ag Detect a partir de hoje, em sua fábrica localizada na cidade de Corinto (MG). Os primeiros lotes devem começar a chegar às farmácias após o carnaval, ainda no início de março.

Segundo a Anvisa, o autoteste pode ser utilizado entre o 1º e o 7º dia do surgimento dos primeiros sintomas gripais (febre, tosse, dor de garganta, nariz escorrendo, dores de cabeça e no corpo). Caso a pessoa tenha tido contato com alguém comprovadamente infectado pelo novo coronavírus, mas não apresente nenhum sintoma gripal, deve esperar por cinco dias para fazer o autoteste.

O diagnóstico tem que ser estabelecido por um profissio70nal de saúde – e não substitui o atestado médico caso este seja necessário. Somente os produtos aprovados pela Anvisa podem ser comercializados no país, seja em farmácias ou estabelecimentos de produtos médicos regularizados junto à vigilância sanitária.

Vale lembrar que é proibida a venda de autotestes em sites que não pertençam a farmácias ou estabelecimentos de saúde autorizados e licenciados pelos órgãos de vigilância sanitária. A lista completa dos testes aprovados será atualizada periodicamente e será disponibilizada na página da agência.

 

*Ouça abaixo a versão podcast do boletim Coronavírus desta quarta-feira

1ª edição

2ª edição

*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar