O movimento Paulistanos Pela Paz se reuniu na manhã desta quinta-feira, na Câmara Municipal, para definir as próximas ações do grupo. Sob a mediação do vereador Gilberto Natalini (PV), o grupo demonstrou a intenção de realizar uma conferência ainda em 2013.
O movimento quer discutir, refletir e chegar a consensos sobre alguns valores que podem unir grupos diferentes interessados tanto na construção de práticas de cultura de paz da sociedade, quanto no próprio combate à violência. Entendemos que essas coisas não podem ser desligadas. São duas faces de uma mesma moeda, destacou a professora universitária Rose Inojosa, participante do Movimento.
Segundo a professora, a ideia do grupo é construir solidariedade e respeito, valores positivos que transformem o modo de agir das pessoas no cotidiano. Os responsáveis por políticas públicas já têm uma integração com o Movimento e devem ser parceiros na disseminação e prática desses valores. Você consegue se posicionar serenamente em uma situação de conflito e expor a sua ideia, foge dessa situação ou a enfrenta de forma violenta?, questionou.
Segundo o vereador Natalini , o movimento Paulistanos Pela Paz está crescendo e firmando-se como uma alternativa em prol da cultura de paz. Temos o nosso site e estamos elaborando uma cartilha. Cada instituição está fazendo o seu trabalho e reforçando o [trabalho] do outro. A ideia está crescendo. Fico feliz, porque não podemos conviver com a violência. Em 2010, tivemos 38,8 mil brasileiros assassinados por tiros. É uma carnificina nacional, uma vergonha para o Brasil, destacou.
O movimento Paulistanos Pela Paz nasceu em setembro de 2012 e reúne, uma vez por mês, vereadores, líderes religiosos e diversos movimentos da sociedade civil.
(07/03/2013 14h18)