RenattodSousa / CMSP
Nesta quarta-feira, cerca de 1.500 integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) fizeram uma manifestação em frente ao prédio da Câmara Municipal. O objetivo era pressionar os vereadores a incluírem o terreno batizado de Ocupação Copa do Povo, em Itaquera, na ZEIS (Zona de Especial Interesse Social), além de obter uma data para segunda votação do PDE (Plano Diretor Estratégico).
As lideranças do movimento foram recebidas pelo presidente da Câmara, José Américo (PT), pelo relator do PDE, vereador Nabil Bonduki (PT) e pelos vereadores Alfredinho (PT) e Juliana Cardoso (PT).
Segundo Bonduki, a inclusão do terreno na Zeis está sendo analisada e deverá haver uma resposta para o grupo até terça-feira (3/6), quando acontecerá mais uma audiência pública do PDE na Câmara. Há uma intenção geral nossa de ampliar a quantidade de Zeis na cidade, mas esse caso está sendo analisado e até terça-feira deveremos já ter um texto substitutivo, que poderá ser acolhido, desde que haja um entendimento conjunto dos vereadores, governo e todos os envolvidos nessa decisão.
A expectativa do relator é de que o PDE seja votado antes da Copa do Mundo, entre os dias 9 e 11 de junho. De acordo com Nabil, a partir de quarta-feira que vem o projeto estará pronto para começar a ser debatido. É muito importante que esse projeto seja votado. Nós estamos há nove meses debatendo na Câmara. Já recebemos todos os movimentos, todas as entidades. Adiar isso é muito ruim.
Representante do MTST, Jussara Bastos afirmou que existe um indicativo de apoio em relação à Ocupação Copa do Povo, mas não está otimista com a reunião. A gente só vai acreditar que isso vai acontecer quando o Plano Diretor foi aprovado e todas as reivindicações estiverem lá. Até lá, é povo na rua e a gente pressionando. (Luciana Sarmento)
(28/05/2014 19h53)