A alteração do nome da Praça Franklin Roosevelt para Praça Tarcísio Meira foi debatida em reunião ordinária, nesta quarta-feira (6/10), pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes. Em tramitação no Legislativo paulistano, o PL (Projeto de Lei) 535/2021, de autoria do vereador Thammy Miranda (PL), que sugere a alteração, aguarda a segunda e definitiva votação em Plenário.
Para o presidente do colegiado, vereador Eliseu Gabriel (PSB), o logradouro já tem um nome consagrado. “Eu não vejo muito cabimento nesta solicitação, porém tem um Projeto de Lei em tramitação. É nosso papel ouvir o que a população tem a dizer”, comentou.
“Eu tenho recebido também as mesmas reclamações sobre a Praça Roosevelt, por e-mail e no meu gabinete. Moradores da região que demonstraram descontentamento com a alteração. Nós precisamos ouvir as pessoas que vivem lá por muito tempo”, completou a vereadora Sonaira Fernandes (REPUBLICANOS).
Associação de moradores
Os parlamentares receberam representantes da Associação de Moradores da Praça Franklin Roosevelt, que entregaram à Comissão um abaixo-assinado com mais de 2.550 assinaturas de pessoas contrárias à mudança do nome.
O presidente da associação, Fernando Mazzarolo, presente à reunião, explicou aos parlamentares os motivos para que a local continue se chamando Praça Roosevelt. São desde questões culturais até questões burocráticas, como as mudanças em cartório dos endereços das residências e do comércio nos registros dos imóveis. “Nós temos todo o apreço pelo ator Tarcísio Meira e por tudo o que ele representa para a cultura brasileira, porém, a Praça Roosevelt é conhecida nacionalmente. Tem gente que vem pra São Paulo para conhecer a praça e tudo o que ela representa. E é essa identidade que a gente não quer perder”, explicou Mazzarolo.
Para o vereador Eduardo Suplicy (PT), Tarcísio Meira merece todas as homenagens e haverá outro logradouro para receber o nome dele na cidade de São Paulo. “Acredito que o próprio vereador Thammy estará de acordo com a posição de considerar todos os fatores que foram explicados pelos moradores da Praça”.
“Acho que a gente pode encontrar outro equipamento público, teatro ou logradouro para homenagearmos Tarcísio Meira. Praça Roosevelt é icônica com esse nome, não faz sentido mudarmos”, disse a vereadora Cris Monteiro (NOVO).
“Eu também me solidarizo com os moradores do entorno da Praça Roosevelt e concordo que devemos buscar outro equipamento para que possa ser feita essa justa homenagem ao grande ator Tarcísio Meira”, disse o vereador Celso Giannazi (PSOL).
Encaminhamento
Em nome da Comissão de Educação, uma moção será encaminhada ainda nesta tarde à presidência da Câmara Municipal, solicitando a retirada da pauta do PL 535/2021. “Essa será a posição oficial do colegiado. Depois, vamos procurar o vereador Thammy para explicarmos os detalhes,’ disse Eliseu Gabriel.
Pauta do dia
Três itens foram debatidos na pauta do dia. São eles o PL (Projeto de Lei) 58/2018, da vereadora Sandra Tadeu (DEM), com coautoria dos vereadores Gilson Barreto (PSDB) e Aurélio Nomura (PSDB) .A proposta institui diretrizes a serem seguidas pelos CDCS (Clubes da Comunidade) a fim de que sejam resguardados os Direitos dos Idosos. O parecer favorável do vereador Eli Corrêa (DEM) foi aprovado pela Comissão.
A vereadora Sandra Santana (PSDB) e falou sobre a importância dos CDCS para a capital. “Eu sou totalmente favorável à propositura e sei da importância dos clubes para as comunidades”, comentou a parlamentar.
Audiência Pública
Dois requerimentos de autoria da vereadora Sonaira Fernandes (REPUBLICANOS) para a realização de Audiências Públicas também foram aprovados. Os debates serão sobre a “Discussão do PL 98/2021”. De autoria de Sonaira, o projeto dispõe sobre o respeito dos serviços públicos à dignidade, especialmente de crianças e adolescentes, pessoas em desenvolvimento e em condição de especial fragilidade psicológica. A outra audiência será sobre o “Gênero na Educação”. Os dois temas devem ser debatidos em uma única Audiência Pública com data a ser definida.
Clique aqui e assista à reunião da Comissão de Educação.