pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Mudança na Cultura e educação inclusiva estão entre os temas da sessão desta quinta

Por: MARCO CALEJO
HOME OFFICE

26 de agosto de 2021 - 17:54
Afonso Braga | REDE CÂMARA

Na agenda de trabalho da Câmara Municipal de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (26/8), vereadores participaram da Sessão Ordinária. De forma presencial ou por meio do sistema virtual do Plenário 1º de Maio, parlamentares se manifestaram por até cinco minutos no Pequeno Expediente. A sessão de hoje foi presidida pelo vereador Fernando Holiday (NOVO).

Secretaria Municipal de Cultura

A saída de Alexandre Youssef da Secretaria Municipal de Cultura repercutiu no Plenário. Ele pediu demissão do cargo na quarta-feira (25/8). No lugar dele, assume a pasta a Aline Torres, que ocupava a função de secretária-adjunta da Secretaria de Inovação e Tecnologia. Aline é formada em Relações Públicas, com especialização em Gestão de Projetos Culturais.

O líder do governo na Câmara, vereador Fabio Riva (PSDB), falou sobre a mudança. “Agradeço os serviços prestados pelo secretário Alê Youssef para a cidade de São Paulo. Ele é um conhecedor da cultura, atuante. Quero desejar sucesso para a Aline nessa nova empreitada. A gente sabe que São Paulo é uma cidade plural, e a cultura precisar fazer frente em todas as regiões, principalmente na periferia”.

O líder da bancada do PT na Casa, vereador Eduardo Suplicy (PT), também falou sobre a mudança na Secretaria Municipal de Cultura. “O meu respeito ao trabalho de Alexandre Youssef como secretário de Cultura. Ainda não compreendi tão bem tudo o que levou o prefeito a ter discordância com ele”.

A vereadora Cris Monteiro (NOVO) utilizou a tribuna do Plenário para desejar boas-vindas à Aline Torres na nova pasta. “Fiquei extremamente feliz com o anúncio que recém saiu. Aline é uma mulher incrível, inteligente, dinâmica e que vai contribuir sobremaneira para esta Secretaria que é tão importante para a gente”.

Outra parlamentar que repercutiu a troca de comando na Secretaria Municipal de Cultura foi a vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL), que preside a Subcomissão de Cultura. “Vamos enviar um requerimento para tentar entender quais são esses problemas de orçamento que o secretário apontou ao sair da Secretaria. Mesmo assim, a gente estima um bom trabalho para a nova secretária que está vindo, a Aline.  A gente espera que ela faça um bom trabalho, porque a cultura dessa cidade é um tema superimportante”.

Já o vereador Camilo Cristófaro (PSB) avaliou correta a saída de Alexandre Youssef da pasta da Cultura. “Eu tive uma ótima notícia, hoje. Parabéns, prefeito Ricardo Nunes, pela exoneração. Acho que o Youssef é o pior secretário de Cultura da história de São Paulo”.

Pessoas idosas

O vereador Eli Corrêa (DEM) discursou sobre a população idosa e destacou que muitas pessoas com 60 anos ou mais continuam produtivas, “estando em plena forma para desenvolverem o trabalho e desenvolverem a vida”.

Eli Corrêa também aproveitou o espaço para fazer uma crítica à OMS (Organização Mundial da Saúde), que teria alterado a denominação dada à população idosa. “Segundo a OMS, o termo senilidade estaria sendo trocado por velhice. Isso quer dizer que ser velho é estar doente, que a velhice seria uma doença. Então, o meu mais veemente protesto contra essa denominação”.

Educação inclusiva

O tema da educação inclusiva foi destaque do vereador Celso Giannazi (PSOL). O parlamentar cobrou políticas públicas dentro das escolas municipais voltadas para pessoas com deficiência. “Temos salas de aula lotadas, com até 40 alunos, e com um ou dois com deficiência. É impossível implementar um projeto pedagógico com apenas um professor, sem auxiliar na sala, para atender as crianças com deficiência e as outras crianças também”.

Giannazi finalizou dizendo que “a educação inclusiva se dá efetivamente pela diversidade. A integração é muito produtiva para as crianças com deficiência, e para as outras crianças também”.

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para terça-feira (31/8), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

Assista aqui aos discursos da Sessão Plenária de hoje.

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar