pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Mulheres da GCM recebem honraria da Câmara de SP

Por: MARCO CALEJO
DA REDAÇÃO

8 de abril de 2024 - 18:52
André Bueno | REDE CÂMARA SP

Desde 2018, a Câmara Municipal de São Paulo homenageia a GCMF (Guarda Civil Metropolitana Feminina) da capital paulista. Na Sessão Solene deste ano, realizada nesta segunda-feira (8/4), 85 mulheres da corporação receberam o diploma da honraria no Legislativo paulistano.

O prêmio foi criado pela vereadora Edir Sales (PSD), por meio da Resolução n°3, de 27 de novembro de 2018. A condecoração entregue à Guarda Civil Metropolitana Feminina é dividida em categorias. As indicações são feitas sempre até o dia 1° de março de cada ano.

Entre as modalidades das homenagens estão a GCMF do Ano, Merecimento Prática de Ato Relevante, Destaque Conduta Essencial, Mulheres Guerreiras, GCM Amiga da Guarda, GCM Honra ao Mérito.

Presidente da sessão, a vereadora Edir Sales ressaltou o prestígio dos homens da GCM no evento. “É muito significativa essa união do homem e da mulher em todos os lugares, principalmente na Guarda Civil Metropolitana”.

Edir também disse que sente orgulho em celebrar a data, já que a comemoração faz parte do calendário oficial da cidade. “É um dia memorável”. A parlamentar completou dizendo que a solenidade reconhece e homenageia “o papel fundamental que as mulheres desempenham na segurança pública da capital paulista”.

Comandante-geral da GCM, o inspetor superintendente Agapito Marques participou da cerimônia. De acordo com ele, atualmente a corporação conta com sete mil guardas civis metropolitanos, sendo que 20% – cerca de 1.500 – são mulheres. Agapito afirmou que a meta é aumentar o efetivo de mulheres, que têm destaque no trabalho do dia a dia.

“São mulheres guerreiras. Esse evento mostra que a Guarda acredita nelas e valoriza o trabalho delas. Elas dão um diferencial na GCM. O homem é mais razão e a mulher é mais sentimental. Precisamos desse equilíbrio dentro da Guarda”, falou o Comandante-geral da GCM.

Omar Cassim Neto, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, representou o secretário da pasta – Fernando Padula. Omar reconheceu a importância das mulheres da GCM da capital. “A sensibilidade feminina é uma força que traz empatia, compaixão e uma perspectiva única para o mundo. A sensibilidade feminina é uma fortaleza”.

Na edição de 2024, o prêmio GCMF do Ano foi entregue à subinspetora Kelly Rocha de Andrade, que falou em nome da corporação. “Hoje, ao olhar para trás, o meu sentimento é de orgulho e honra por estar aqui neste momento em que fui escolhida a GCMF do Ano de 2024. Tenho a consciência que este é um enorme privilégio e uma enorme responsabilidade”.

A Sessão Solene de entrega da premiação está disponível na íntegra no vídeo abaixo:

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar