Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Câmara Municipal de São Paulo abriu o Plenário 1º de Maio na tarde desta quinta-feira (9/3) para prestar homenagens. A Sessão Solene foi criada na Casa para homenagear as vereadoras em exercício e mulheres de destaque. A solenidade, prevista na Resolução n° 1, de 8 de novembro de 2000, foi presidida pela vereadora Dra. Sandra Tadeu (UNIÃO).
A solenidade foi criada na Casa para homenagear as vereadoras em exercício e mulheres de destaque. Presidente da sessão, a vereadora Dra. Sandra Tadeu (UNIÃO) discursou na tribuna do Plenário. “Estamos no mês de março, momento em que devemos renovar a nossa determinação na luta por nossos direitos. Mas, também, tempo de reconhecer a necessidade de um mundo onde as mulheres tenham mais oportunidades e ressaltar que temos ocupado espaços, e com o nosso olhar diferenciado temos levado mais paz, igualdade, amor e respeito por onde passamos”.
A parlamentar também aproveitou para pedir união às mulheres e cobrar das autoridades o endurecimento das leis. “A mulher tem que ter respeito. Existem inúmeras leis, a cidade de São Paulo é uma das que mais tem leis que beneficiam a questão da violência contra a mulher. Muitas delas temos que melhorar, temos que vigiar, temos que cobrar os órgãos públicos para que estas leis realmente sejam cumpridas como se deve”.
A promotora de Justiça Fabíola Sucasas Negrão Covas também subiu à tribuna para falar sobre o Dia Internacional da Mulher. “Essa ambição do dia 8 de março permanece viva nos dias de hoje, porque embora sustentada por tratados internacionais de que temos o direito à igualdade de gênero, que se constitui por um primado básico da nossa Constituição Federal, nós ainda enfrentamos as expressões da desigualdade de gênero, que seguem preocupantes, muito preocupantes”.
Após a fala da Fabíola, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Flora Maria Nesi Tossi Silva foi convidada a discursar. Ela defende uma sociedade melhor, igualitária e justa. “No âmbito do Tribunal de Justiça, há 34 anos quando eu ingressei, havia pouco mais de dez mulheres na magistratura. Hoje em dia, são praticamente 45% de mulheres que ingressam no concurso da magistratura. Já estamos próximos de uma igualdade de gênero no ingresso, e desde 2004 tem tido esta praticamente paridade de gênero no ingresso”.
Representando o governo paulista, a vereadora licenciada da capital e atual secretária estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, disse que tem a missão de cuidar e garantir segurança às mulheres. “Nós precisamos diminuir os números e os índices das mulheres que vivem inseguras porque os seus agressores podem estar na esquina elas saírem do trabalho, precisamos responsabilizar e punir o agressor que fica importunando a mulher, que fica aguardando essa mulher sair para ir na padaria comprar pão para agredi-la, para ofendê-la”.
O prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), também participou da sessão. Ele estava acompanhado da esposa, Regina Nunes, uma das homenageadas da tarde. Da tribuna, o chefe do Executivo falou sobre a tradição da Câmara em promover um evento para comemorar o Dia da Mulher.
“Muito importante ter esse evento, já é uma tradição aqui na Câmara Municipal, fazer homenagem às mulheres. Tantas e tantas mereciam as homenagens, mas aqui é mais um simbolismo da importância que esta Casa dá, que é a Casa do povo, em não deixar passar em branco, batido, uma situação fundamental que é o reconhecimento do trabalho das mulheres para a nossa cidade”.
Ricardo Nunes destacou ainda algumas propostas aprovadas na Câmara Municipal de São Paulo que beneficiam as mulheres da cidade. Entre os projetos, o prefeito citou o Auxílio Ampara, criado para pagar até um salário-mínimo a crianças e adolescentes órfãos em decorrência do feminicídio – assassinato de mulheres cometido em razão do gênero. “Mandamos o projeto aqui para a Câmara, que aprovou rapidamente”.
Outro projeto destacado por Ricardo Nunes trata do programa de acompanhamento psicológico para mulheres vítimas de violência doméstica no município de São Paulo. A matéria foi sancionada no início deste ano. “Sancionamos o projeto, que é originário daqui (da Câmara Municipal de São Paulo”.
Mulheres na Câmara
Dos 55 parlamentares do Parlamento paulistano, 11 são mulheres, sendo que duas delas são presidentes de Comissões. A vereadora Sandra Santana (PSDB) preside a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa). Já a vereadora Edir Sales (PSD) está à frente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes.
O Portal da Câmara disponibiliza um hotsite exclusivo com notícias relacionadas às mulheres e os projetos aprovados na Casa que as beneficiam. Durante a solenidade, a Presidência da Casa, os comandos da PM (Polícia Militar) e da GCM (Guarda Civil Metropolitana), além de parlamentares, condecoraram mulheres da sociedade paulistana.
Confira abaixo as homenageadas da Sessão Solene e clique aqui para acessar o álbum da solene no Flickr da Câmara::
– A vereadora Edir Sales (PSD) homenageou a primeira-dama da cidade, Regina Nunes;
– A vereadora Elaine do Quilombo (PSOL) homenageou a Sueli Carneiro;
– O vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS) homenageou a primeira-dama do Estado Cristiane Freitas;
– A vereadora Dra. Sandra Tadeu (UNIÃO) homenageou a Isabella Suplicy Simonsen;
– O vereador Camilo Cristófaro (AVANTE) homenageou a Leda do Carmo Lima;
– O vereador Isac Félix (PL) homenageou a Meire Marcia de Jesus;
– O vereador Dr. Sidney Cruz (SOLIDARIEDADE) homenageou a Maria Cassiodoria Lourdes Gois;
– O vereador Eliseu Gabriel (PSB) homenageou a Silvia Osso;
– A vereadora Jussara Basso (PSOL) homenageou a Karoliny de Araujo Maciel;
– A vereadora Sandra Santana (PSDB) homenageou a Maria Antonieta Carneiro;
– O vereador Bombeiro Major Palumbo (PP) homenageou a Suely May;
– A vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL) homenageou a Iya Cláudia Rosa;
– O vereador Senival Moura (PT) homenageou a Cida Perez;
– A vereadora Cris Monteiro (NOVO) homenageou a Luciana Temer;
– A vereadora Ely Teruel (PODE) homenageou a Meire Galvão;
– A vereadora Luana Alves (PSOL) homenageou a Juliana Iemanjara;
– A Presidência da Câmara homenageou a Maria Arminda Gonçalves Pinto, que trabalha na Presidência;
– A GCM (Guarda Civil Metropolitana) homenageou a Subinspetora Berenice Fatima dos Santos;
– A PM (Polícia Militar) homenageou a Cabo Lídia Pereira dos Santos.
A Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher está disponível abaixo:
Eu poderia relatar todos os absurdos que ocorreram comigo e meus três filhos em meu primeiro casamento damos o nome de violência doméstica, sempre denunciado jamais solucionado e pior com total omissão do estado brasileiro, em 19 de Novembro de 1992, data em que eu comemorava meu aniversário de 37 anos saiu minha Carta de Sentença de meu Divórcio Legal A Revelia, Litigioso, a única justiça que tivemos veio dos céus quando esse ser magnânimo faleceu vítima de afogamento no litoral paranaense, todas as dores, humilhações guardo dentro de mim, tenho filhos vítimas de tudo isso, eles fazem tratamento até hoje.