Em 8 de março de 1857, 129 operárias americanas foram assassinadas em uma manifestação por melhores condições de trabalho. 53 anos depois, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, o dia 8 de março foi declarado o Dia Internacional da Mulher. Com o objetivo de lembrar a luta das mulheres e ao mesmo tempo homenageá-las, a Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta sexta-feira (06/03), a Cantada de Mulheres. O evento contou com o apoio da vereadora Juliana Cardoso(PT). “Hoje é um dia muito especial, viemos celebrar as conquistas das mulheres e lembrar que ainda há o que ser conquistado, como a igualdade de salários, por exemplo”,disse a vereadora.
Maior participação feminina na política é a bandeira defendida por Maria Amélia de Almeida Teles, a Amelinha, ativista de movimentos femininos. “A maioria dos eleitores brasileiros são mulheres, precisamos transformar essa participação em cargos”, explicou Amelinha.
O Auditório Prestes Maia ficou lotado para ouvir as cantoras Ana Maria, Coral Guarani Mbyá Cunhã Porá, As Seresteiras, Flávia Bittencourt, Marina de Bonis, Marisa Gurgel, Rosí e Thais Souto que cantaram músicas que celebram as mulheres como Luiza, de Tom Jobim; As pastorinhas, de Noel Rosa e João de Barro; Beatriz, de Chico Buarque e Edu Lobo; Pagu, de Rita Lee; e Maria, Maria, de Milton Nascimento.
|