Congestionamento, saturação do transporte público, degradação do centro histórico e poluição do ar e dos rios. Esses são alguns dos problemas urbanos enfrentados pela cidade de São Paulo e temas prioritários na preparação para a Copa de 2014. Para acompanhar e apoiar as discussões envolvendo os investimentos para o mundial, o vereador Jamil Murad (PCdoB) propôs a formação de uma Frente Parlamentar na Câmara Municipal. Além de acompanhar e apoiar a preparação para a Copa, a Frente também terá como responsabilidade analisar e propor iniciativas aos poderes executivo e legislativo assim como apoiar ações integradas entre os diversos níveis governamentais e o setor privado. "A criação da Frente é um caminho para que a discussão em torno dos investimentos a serem realizados em São Paulo seja direcionada para obras e ações com resultados permanentes para a cidade também após a Copa do Mundo", explicou Jamil Murad. Segundo ele, é notório que a infraestrutura de que dispõe a cidade atualmente está longe de atender adequadamente a população. De acordo com Jamil, São Paulo terá a oportunidade de investir maciçamente no transporte público e concluir programas previstos pelos governos municipal e estadual como a interligação dos sistemas de transportes.
"A mobilidade da população é um dos problemas mais graves de São Paulo. Durante a Copa, a cidade deve receber 1,5 milhão de turistas. Serão necessárias obras para garantir acesso ao transporte para os estádios, por exemplo. A Câmara convive no dia-a-dia com os problemas da cidade, portanto, nada mais justo do que termos um fórum na casa envolvido na preparação do evento", argumentou Jamil. O vereador lembrou ainda que serão necessários investimentos em projetos de urbanização, paisagismo e saneamento. "Deverá haver rigor nas áreas de limpeza pública, assistência social e assistência médica. Como se pode ver todas as áreas estarão envolvidas e para isso será essencial o trabalho integrado entre prefeitura, governo do estado e iniciativa privada", concluiu Jamil.
Frente
Para ser instituída a Frente Parlamentar da Copa de 2014 o Projeto de Resolução (PR) 18/2009, que a institui, precisa ser aprovado em plenário. As reuniões da Frente, que terá integrantes de todos os partidos da Câmara, serão sempre abertas ao público e os trabalhos documentados em relatórios. No texto do PR está previsto que a frente poderá "convidar representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipal e de outras esferas da federação, técnicos e profissionais do esporte, dirigentes esportivos e empresários para participar de suas atividades, bem como toda e qualquer autoridade que possa vir a contribuir nos debates".
|