Personalidades da música e da cultura popular brasileira estiveram presentes no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo nesta segunda-feira (4/4) para acompanhar a sessão solene em homenagem a músico Eduardo Gudin. Durante a solenidade, ele recebeu das mãos do vereador Eliseu Gabriel (PSB) a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo.
Eduardo dos Santos Gudin nasceu em 14 de outubro de 1950, na capital paulista. Compositor, cantor, instrumentista, arranjador e produtor musical, aprendeu a tocar violão aos 13 anos. Em 1966, estreou nos palcos com 16 anos, ao lado de Elis Regina. No fim da década de 60 se destacou nos festivais de música com composições como ‘Choro do Amor Vivido’ e ‘Gostei de Ver’. Venceu o Festival Universitário, em 1971, com ‘E lá se vão meus anéis’, gravando seu primeiro LP três anos depois.
Desde então construiu sua carreira gravando LPs e compondo ao lado de grandes nomes da música, como Adoniran Barbosa, Aldir Blanc, Fernando Brant, Elton Medeiros e outros.
Para o jornalista e musicólogo Zuza Homem de Mello, Godin está entre os três maiores compositores da cidade de São Paulo. “Existe um hábito consagrado de dizer que os maiores compositores paulista são Adoniram Barbosa e Paulo Vanzolini. O terceiro é Eduardo Gudin. A obra dele é a identidade da cidade de São Paulo”, disse Zuza.
“O Godin é o grande nome, o grande representante da MPB e da música de São Paulo. É um cara espetacular, muito musical e muito talentoso. Sou fã dele, Godin é grande! Merecidíssima esta homenagem”, ressaltou o também músico, amigo e parceiro Arrigo Barnabé.
O vereador Eliseu Gabriel ressaltou que o homenageado é um exemplo a ser seguido. “Conheço o Godin há muitos anos e sempre fui fã dele. Ele sempre foi uma pessoa espetacular, e como compositor e músico é brilhante. Realmente acho que ele, se não o melhor músico paulista, é um dos melhores do Brasil. Acho que vemos muitas noticias ruins e precisamos homenagear pessoas boas para dizer que existem gente boa, capaz e séria. Ele trata com maior seriedade sua profissão, é maravilhoso”, ressaltou.
“Para mim é muito legal receber esta homenagem, porque sou de São Paulo, sempre fui um cara dessa cidade. É legal porque a cidade sempre foi difícil para os artistas, pelo tipo de geografia, que não concentra as pessoas no mesmo lugar. Você sentir que está catalogado pela cidade, reconhecido através Câmara dos vereadores, é muito importante”, afirmou o homenageado.
Durante o evento, o músico apresentou seu mais novo trabalho, junto com o grupo Notícias Dum Brasil, Thobias da VAI-VAI e 8 ritmistas, cantando o samba “Praça 14 Bis”, que ele fez em homenagem à escola de samba.
Também prestigiaram a solenidade o vereador Nabil Bonduki (PT), o desembargador José Costa Neto, os jornalistas Maria Luiza Kfouri, Gilberto Dimenstein e Luis Nassif, familiares e amigos.
Veja galeria de fotos:
Error fetching Flickr photos: A feed could not be found at `https://api.flickr.com/services/feeds/photos_public.gne?lang=en-us&format=feed-rss_200&g=131078419@N07&tags=eduardogudin04042016&per_page=50`; the status code is `200` and content-type is `text/html; charset=UTF-8`