pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Mutuários vulneráveis da COHAB poderão ser protegidos por lei específica

Por: JOTA ABREU - DA REDAÇÃO

17 de janeiro de 2019 - 09:00

 O PL (Projeto de Lei) 348/2013, de autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT), permite à COHAB (Companhia Metropolitana de Habitação) regularizar a situação e proteger de forma emergencial os mutuários em situação de vulnerabilidade social extrema. A proposta autoriza a COHAB, em caráter excepcional, a renegociar dívidas de mutuários originais e cancelar reintegrações de posse de famílias que se encontrem nessa categoria.

A autarquia paulista também poderá transformar contratos de compra e venda em instrumentos provisórios, como permissões de uso ou locação social, em casos em que possa substituir a reintegração de posse e transferir contratos de gaveta com a inclusão de novas condições de financiamento.

Na justificativa do Projeto, a autora afirma que o Estado brasileiro tem a obrigação de adotar as políticas, ações e demais medidas compreendidas e extraídas do texto constitucional para assegurar e tornar efetivo o direito à moradia, em especial para aqueles em situação de pobreza e miséria.

Segundo a vereadora Juliana Cardoso, a obrigação não significará prover habitação a todos os cidadãos paulistanos. A intenção é construir políticas públicas que garantam o acesso de todos ao mercado habitacional, a partir da constituição de planos e programas habitacionais com recursos públicos e privados voltados aos segmentos sociais sem acesso ao mercado e que vivam “em condições precárias e mesmo indignas”.

A proposta parte da premissa de que é preciso garantir os meios para os mutuários de fato alcançarem a casa própria. “Entendemos ser possível estabelecer uma ampliação do atendimento habitacional promovido pela Secretaria Municipal de Habitação/COHAB, possibilitando atenuar graves impactos tanto às famílias como à própria Companhia, como, por exemplo, numa situação de reintegração de posse de imóvel”, diz o documento.

Com a coautoria do vereador Dalton Silvano (DEM), o PL foi aprovado em primeira discussão e aguarda a segunda e definitiva análise do Plenário da Câmara Municipal de São Paulo.

Acompanhe aqui outros Projetos em tramitação da vereadora Juliana Cardoso (PT). No link você também poderá obter os canais de comunicação da parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário “Fale com a Vereadora”.

 

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar