pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Na Câmara Municipal, o Grupo de Articulação de Moradia do Idoso passa em revista problemas da terceira idade

17 de abril de 2009 - 03:50

Categorias

Juvenal Pereira
Maria Eliete
Maria Eliete (foto) fez palestra recentemente a estudantes da Santa Casa sobre envelhecimento saudável

 

 

Os idosos fazem seus exames laboratoriais nas Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura e, para a coleta de sangue, têm de estar em jejum. Tendo em vista isso, os idosos elaboraram abaixo-assinado endereçado ao secretário municipal da Saúde, Januário Montone, para que disponibilize café ou alguma espécie de alimentação nas UBSs a essas pessoas.
 
A conselheira do Grande Conselho Municipal do Idoso, Maria Eliete de Souza, informou a existência desse abaixo-assinado na reunião desta sexta-feira (17/04) do Grupo de Articulação de Moradia do Idoso (GARMIC), no Auditório Prestes Maia, da Câmara Municipal de São Paulo. “Muita gente tem diabete e não pode ficar muito tempo sem se alimentar. Recebem uma senha e ficam esperando”, disse.
 
Maria Eliete também conclamou aos presentes que não deixassem de comparecer à assembleia geral do Grande Conselho, no dia 5 de maio, às 14:00, no Auditório Prestes Maia. “Tragam por escrito suas reclamações. Entreguem a carta para o presidente do Conselho e peçam para ele protocolar”, orientou.
 
A conselheira também relatou encontro de lideranças do movimento da terceira idade com estudantes de Medicina e Enfermagem da Santa Casa. Eliete fez exposição a eles sobre envelhecimento saudável, Olga León de Queiroga, coordenadora do GARMIC, sobre habitação, e Francisca Martucci, sobre as atividades do Fórum Cidadão Idoso Centro. “Eu falei para eles que eu nunca tive medo de envelhecer. Todos nós vamos, depende de como você vai envelhecer. Eu tenho uma vida tranquila, não como açúcar, eu me amo, gosto de mim. Ando de bicicleta no parque”, contou Eliete.
 
Olga León de Queiroga convidou aos idosos presentes a prestigiarem o 12º Encontro Estadual de Moradia Popular da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo, na Quadra dos Bancários, nos dias 15, 16 e 17 de maio. Nessa conferência, será eleita a executiva da entidade. Os idosos deverão enviar 20 delegados ao encontro.
 
“Nós estamos trabalhando para que todo o pessoal do GARMIC esteja na Vila dos Idosos”, voltou a dizer Olga. O condomínio residencial “Vila dos Idosos”, mantido pela Prefeitura Municipal de São Paulo no bairro do Pari e destinado à locação social para pessoas acima de 65 anos, abriga cerca de 300 moradores.

Imagens para download:
Juvenal Pereira
GARMIC
Juvenal Pereira
GARMIC

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar