pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Na Cidade Tiradentes, ir até o centro leva uma hora e meia

4 de novembro de 2013 - 23:59

Categorias

Rodolfo Blancato / CMSP
pde_tiradentes

Morador de Cidade Tiradentes desde 1988, o advogado Edilson Mineiro acredita que vive hoje em um bairro melhor que o de 25 anos atrás, mas ainda vê grandes problemas, principalmente na mobilidade urbana. Segundo ele, para chegar ao centro, onde a maioria dos moradores trabalha, leva pelo menos uma hora e meia.

Edilson foi um dos participantes da audiência pública que nesta segunda-feira (4/11) discutiu o projeto do novo Plano Diretor Estratégico (PDE) no CEU Inácio Monteiro, em Cidade Tiradentes. Para ele, a lei está no caminho certo ao priorizar a aproximação entre moradia e emprego.

Acho que o Plano Diretor pode ajudar a melhorar a região invertendo a lógica dos investimentos públicos que vigorou até hoje na cidade. Ao invés de grandes obras viárias, como pontes, túneis, grandes avenidas, é mais interessante estimular o pequeno comércio na periferia, acredita o advogado.

A região tem uma história diferente da maioria dos bairros paulistanos. Não dá pra dizer que Cidade Tiradentes não foi planejada, ironizou o vereador Nabil Bonduki durante o encontro. Ele lembrou que a ocupação da área foi promovida inicialmente pelo poder público, através da Cohab, que ergueu dezenas de conjuntos habitacionais ali a partir da década de 70.

Uma cidade deveria comportar todos os usos urbanos: trabalho, moradia, lazer, continuou o parlamentar. Infelizmente, não houve uma preocupação em gerar essa multiplicidade de usos aqui.

O vereador José Police Neto (PSD) chamou atenção para o problema da falta de investimento na periferia. “Tem uma cidade que foi produzida aqui, mas com menos cuidado do que a que foi produzida lá no centro”, disse.

A próxima audiência pública do PDE acontece nesta terça-feira (5/11), a partir das 11h, na Câmara Municipal. É possível saber mais sobre o projeto enviado para a Câmara e dar sua sugestão através do hotsite www.saopaulo.sp.leg.br/planodiretor.

(04/11/2013 23h04)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar