Na Sessão Plenária desta terça-feira (16/5), vereadores da Câmara Municipal de São Paulo debateram temas relacionados à capital paulista. Cada parlamentar que subiu à tribuna teve até cinco minutos para falar. A sessão de hoje foi presidida pelo 1° vice-presidente da Casa, vereador Xexéu Tripoli (PSDB).
Mobilidade urbana
A sessão desta terça marcou o retorno do vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO), que estava licenciado da Câmara há um ano e nove meses. Durante este período, o parlamentar esteve à frente da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito. Enquanto isso, a cadeira dele no Legislativo paulistano foi ocupada pelo suplente de vereador Missionário José Olímpio (PL).
Ricardo Teixeira falou da sua volta ao Parlamento municipal e sobre um dos principais desafios da pasta, que é diminuir o número de mortes no trânsito da capital. “Na cidade de São Paulo hoje morre um motociclista todo dia, no asfalto. E morre um pedestre todo dia, no asfalto ou na calçada. Ciclista, é um a cada 11 dias. Ou seja, dá um total na cidade, que se a gente for ver os números no final do ano, é praticamente uma guerra”.
Para proteger o trânsito da cidade, especialmente para quem anda de moto, o vereador destacou a implantação da faixa azul – uma sinalização exclusiva para motociclistas. A medida, segundo Teixeira, tem servido de exemplo para outras regiões. “Diversas cidades do Brasil já tiveram aqui conhecendo a faixa azul. Nós colocamos como meta da cidade mais 200 quilômetros de faixa azul para proteção dos motoristas”.
Embora os números apresentados pelo parlamentar retratem a realidade do município de São Paulo, o vereador diz que este é um problema a ser enfrentado também em grandes e médias cidades do mundo inteiro. “Mais de 1,3 milhão de pessoas perderam a vida no ano passado em acidente de trânsito no mundo. Não é um problema só aqui na capital”.
Ainda em relação à mobilidade, o vereador João Ananias (PT) sugere a ampliação das ciclofaixas e ciclovias na capital paulista. O parlamentar incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte, já que ela contribui com o trânsito, com a qualidade do ar e com a saúde das pessoas. “As bicicletas ajudam a população com a melhoria da saúde”.
Em muitos lugares hoje estamos diminuindo as calçadas e as vias públicas, deixando a população mais próxima dos ônibus. Seria importante pensar no futuro, com meios mais sustentáveis para melhorarmos a circulação do ar na cidade”, disse João Ananias.
Ex-prefeito Bruno Covas
Esta terça-feira completa dois anos da morte do ex-prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas (1980 – 2021). O vereador Coronel Salles (PSD) lembrou da data, e rememorou os momentos em que esteve ao lado de Bruno. “Tinha uma alegria em viver”.
O Coronel Salles também narrou a trajetória política do Bruno. “Seguiu os passos do avô (Mário Covas, 1930 – 2001). Foi deputado federal, foi secretário estadual do Meio Ambiente – um bom secretário. Foi vice-prefeito de São Paulo e prefeito de São Paulo”.
Fundos de vale
Entre os temas tratados pelo vereador Gilson Barreto (PSDB) está o investimento feito pela Prefeitura de São Paulo em fundos de vale – espaços socioambientais. De acordo com o parlamentar, no último sábado (13/5), ele acompanhou o prefeito Ricardo Nunes (MDB) em Itaquera, zona leste, para verificar uma das obras de canalização de córregos da cidade.
“Obras bem-feitas, que estão resolvendo o problema de muitas famílias que vivem na beira de córregos. Agora, sem mais aquele cheiro que existia, e sim com dignidade e recuperando o seu habitat”, disse Gilson Barreto.
Zeladoria
Já o vereador Senival Moura (PT) chamou a atenção para a zeladoria da capital paulista. Para o parlamentar, as ruas da cidade estão sujas. “Há um acúmulo de lixo por toda a cidade”.
Senival aproveitou o espaço para cobrar do Executivo providências para solucionar o problema. “O prefeito tem que tomar essa decisão para ontem, de combater isso. Tem que cobrar dos subprefeitos, tem que dos secretários, tem que cobrar de todo mundo”.
Próxima sessão
A próxima Sessão Plenária está convocada para esta quarta-feira (17/5), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).
Assista à Sessão Plenária de hoje