Entre as mudanças que o Projeto de Lei (PL) 505/2012 institui na Operação Urbana Água Branca está a criação do perímetro expandido. Abrangendo bairros vizinhos, essa área poderia receber recursos da operação para construção de Habitação de Interesse Social (HIS).
A mudança, que já foi questionada por alguns moradores em audiências públicas, é defendida pelo vereador Nabil Bonduki (PT). Em discurso na tarde desta quarta (7/8) na sessão plenária, ele afirmou que o perímetro expandido poderá beneficiar moradores de ocupações irregulares como as favelas Água Branca, Aldeinha e do Sapo.
“Dessa maneira serão beneficiadas várias favelas na Cachoeirinha, na Freguesia do Ó, declarou o vereador. “[As mudanças] romperão uma tradição das operações urbanas que tem sido a exclusão social e a aplicação dos recursos em uma pequena área.”
Na próxima segunda (12/8), um substitutivo ao projeto elaborado pela Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente deve ser apresentado para a população em uma audiência pública. Segundo Bonduki, o perímetro expandido será mantido no texto.
O evento será realizado a partir das 19h no auditório da Uninove (Rua Doutor Adolfo Pinto, 109, Barra Funda).
(07/08/2013 16h343)