O vereador Netinho de Paula participou nesta quinta-feira do relançamento da Frente Parlamentar Mista da Cultura, realizado no Salão Nobre do Congresso Nacional, em Brasília.
A solenidade contou com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, do presidente da Funarte, Antonio Grassi, dos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Roberto Requião (PMDB-PR), dos deputados federais Vicente Cândido (PT-SP), Manuela D´avila (PCdoB-RS), Daniel Almeida (PCdoB-BA), Jô Moraes (PcdoB-MG), Stepan Nercessian (PPS-RJ) e Benedita da Silva (PT-RJ), entre outros, além do presidente da CUFA (Central Única das Favelas), Celso Athayde. Também estiveram presentes diversos artistas como Sandra de Sá, Margareth Menezes e o sambista Nelson Sargento.
Presidida pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), a frente reúne mais de 250 congressistas. Um dos principais objetivos do grupo será acompanhar a política governamental, os projetos e programas direcionados à promoção da cultura e à preservação do patrimônio histórico e arquitetônico, além de incentivar e fomentar mecanismos de preservação e difusão da cultura popular brasileira.
Intelectuais, artistas e militantes dos movimentos culturais deverão contribuir com o encaminhamento de propostas para nortear as prioridades do grupo. Entre os principais temas a serem tratados estão a revisão da Lei de Direitos Autorais, alterações no Procultura, a criação do vale-cultura, a preservação dos pontos de cultura no País (Programa Cultura Viva) e a Reforma da Cultura Brasileira (Re-Cultura).
Para o vereador Netinho de Paula, o relançamento da Frente Parlamentar Mista da Cultura é uma iniciativa importante para a valorização da cultura e da preservação de nossa riqueza cultural. Significa um grande avanço trazer para o debate temas relevantes para a consolidação das políticas públicas culturais no país. É um passo importante para que o Congresso consiga trazer para a pauta política os temas relacionados à cultura.
(06/04/2011 18h39)