O IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo) foi homenageado com a Salva de Prata, na noite desta quarta-feira (27/11). A iniciativa de conceder a honraria da Câmara Municipal de São Paulo foi da vereadora Rute Costa (PL).
O IASP foi criado em 29 de novembro de 1874 com o propósito de promover o aprimoramento do estudo e da prática da ciência jurídica. “O instituto foi uma ideia germinal da OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil. Demorou mais de 50 anos para que houvesse força e musculatura para que a advocacia tivesse uma ordem. Feita a Ordem dos Advogados, o instituto permaneceu muito mais cuidando de aspectos culturais e de elaboração legislativa. Hoje, o instituto destina-se fundamentalmente a estudos pontuais, a trabalhar nos tribunais, a trabalhar como um apoio legislativo. Nesse sentido, a honra é maior ainda por estarmos numa Casa legislativa”, afirmou o presidente do IASP, Renato Silveira.
Para a vereadora Rute Costa, a história do IASP se mistura com a história da capital paulista. “Um instituto que serve a população há 150 anos tem cravado no coração de São Paulo a sua história também. Não dá para falar de São Paulo sem falar do IASP. É mais do que merecido, eu estou honrada de recebê-los hoje. Vamos comemorar e saber que o passado serviu de esteio para que hoje o futuro esteja esplêndido, mostrando para os novos advogados que vão se formar”, destacou a parlamentar.
O diretor da Comissão dos 150 anos do IASP, Maurício Felberg, explicou que, apesar do nome, o instituto congrega advogados, integrantes do Ministério Público e da magistratura. “Os mais de mil associados são das três carreiras jurídicas e não se limita ao Estado de São Paulo. É um instituto com projeção nacional. Para fazer parte é preciso ter obras publicadas, é um pouco mais restrito. A gente costuma dizer que a OAB é a casa do advogado e o instituto é a casa do jurista”, frisou.
O diretor administrativo e presidente eleito do IASP, Diogo Leonardo Machado de Melo, destacou que o recebimento da Salva de Prata é de extrema honra. “Essa homenagem é um reconhecimento dessa história que não aconteceu ontem, são 150 anos de trabalho efetivo para o município de São Paulo, para a comunidade. É uma responsabilidade muito grande também. Nós sabemos dos desafios sociais e políticos que nós estamos vivendo. E o instituto tem uma participação neste cenário”, disse.
“É uma homenagem merecida. É um instituto que tem um papel social e um papel também no processo legislativo, de análise, de algumas indagações, de alguns ajustes necessários tão importante para a comunidade jurídica. É uma honra estar aqui hoje e eu tenho certeza que ganha o legislativo e ganha o IASP nessa união e nesse reconhecimento”, falou a diretora de Comunicação do IASP, Roberta Toledo.
Confira a Sessão Solene na íntegra aqui.
Veja também o álbum de fotos, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP