pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

No dia do Orgulho LGBTQIA+, primeira diretora trans de escola de SP recebe Título de Cidadã Paulistana

Por: HELOISE HAMADA - DA REDAÇÃO

28 de junho de 2022 - 23:58

Afonso Braga | REDE CÂMARA SP

Nesta terça-feira (28/6) é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Na Câmara Municipal de São Paulo, a data foi lembrada em um encontro com autoridades e representantes de movimentos sociais. Foram colocados em pauta as lutas e os sonhos da comunidade. Além disso, Paula Beatriz de Souza Cruz, a primeira mulher transexual a assumir a diretoria de uma escola no Estado de São Paulo, recebeu o Título de Cidadã Paulistana.

A proponente dos dois eventos foi a vereadora Erika Hilton (PSOL), que também é a primeira parlamentar trans eleita na cidade. “Hoje é Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, que lembra a Revolução de Stonewall, em 1969, e trazer essas pessoas para este espaço que ainda é muito conservador, que vai na contramão dos direitos da comunidade, é reforçar e afirmar a nossa existência, a nossa ocupação desses espaços e a necessidade de que a política também seja um instrumento de combate às desigualdades e às violências sofridas por esta população”, explicou a vereadora.

Foram convidadas pessoas de várias áreas para debater as violências sofridas pela comunidade, as políticas públicas e os desafios para a inclusão de todos. “Eu sou profissional da saúde, sou farmacêutica e a gente tem que lembrar que a população LGBT é esquecida na saúde, ela é sempre deixada de lado, ela sempre estigmatizada e a gente precisa melhorar tudo isso”, destacou a farmacêutica e atuante na saúde pública, Cláudia Montanari.

“Estar aqui hoje presenciando uma vereadora eleita, travestigênere como ela se posiciona, puxando um evento nessa Casa, que deveria ser desde sempre a Casa do povo, é um reconhecimento de que nós estamos vivas, que nós somos fruto de um orgulho”, comentou a publicitária e ativista independente, Neon Cunha.

Quem prestigiou o evento também falou aprovou a iniciativa. “Há uma grande importância nesse evento para que a população LGBT possa ter voz e para que ela possa estar na sociedade como um todo”, disse o presidente da Acedes (Associação Cultural Educacional Dinamite), Marcello Shaddom

Nova Cidadã Paulistana

Nascida em Taboão da Serra (SP), em 1971, Paula Beatriz iniciou a carreira como professora aos 18 anos. Desde 2003, ela é diretora da Escola Estadual Santa Rosa de Lima, no Capão Redondo, zona sul da cidade. Sua experiência profissional caracteriza outras possibilidades de vida para gerações de pessoas da comunidade que não se enxergam pertencentes ao espaço educacional.

“Para mim, estar aqui hoje, recebendo este título, ele confirma o quanto foi dessa caminhada e, principalmente, na trajetória da educação. São 33 anos enquanto educadora, sempre permeando essas questões mesmo, de cuidado, acolhimento, do afeto e do respeito às nossas crianças. Acho que culmina, na data de hoje, 28, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, que realmente eu tenho orgulho de quem eu sou, para onde eu vou e de onde eu vim”, ressaltou a homenageada.

Sua trajetória já foi contada em filmes e em uma série documental, além de ter recebido prêmios de instituições e de autoridades. A educadora organiza várias atividades sobre o movimento LGBTQIA+ em sua escola e na comunidade e ainda lidera estudos e discussões sobre pessoas no sistema educativo. Para ela, ter recebido o Título de Cidadã Paulistana da vereadora Erika Hilton (PSOL) foi algo extremamente significativo.

“Torna-se muito simbólico, vem de quem caminha junto. Quantas caminhadas eu e Erika estávamos presentes, nas Paradas, nos movimentos. Acho que é história e fico muito feliz que ela está aqui, representando também esses corpos de travestis e transexuais”, salientou a educadora.

“Também reconhece o importante trabalho prestado à sociedade por Paula Beatriz à frente de uma escola estadual, lidando com as crianças, com os pais, com a comunidade. Nada mais simbólico do que unirmos o Dia do Orgulho LGBTQIA+ com a realização da entrega de uma sessão solene, de um Título de Cidadã Paulistana a uma mulher travesti negra, que a gente sabe que essa identidade é tão massacrada e hostilizada neste país”, pontuou a vereadora.

Para conferir os dois eventos na íntegra, clique nos vídeos abaixo:

Homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQIA+

 

Entrega do Título de Cidadã Paulistana

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar