pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

No “Dia V” de vacinação contra Covid-19, capital realiza mais de 126 mil ações

Por: DANIEL MONTEIRO - HOME OFFICE

4 de outubro de 2021 - 18:11

No último sábado (2/10), “Dia V” de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de São Paulo realizou mais de 126 mil ações na capital paulista, como ligações, vacinações e visitas, entre outros trabalhos. No próximo dia 16 será realizada uma nova campanha do “Dia V”, fortalecendo o calendário de vacinação com busca ativa, imunização e todos os postos abertos no município.

Já nesta segunda-feira (4/10), teve início na cidade de São Paulo a aplicação da dose adicional da vacina contra o novo coronavírus em profissionais de saúde com mais de 18 anos – público estimado em aproximadamente 225 mil pessoas – e em idosos com mais de 60 anos que tenham tomado a segunda dose ou dose única há pelo menos seis meses.

Também podem receber a dose adicional pessoas com mais de 18 anos que tenham alto grau de imunossupressão, sendo que, para este grupo, é preciso que a última dose tenha sido tomada há pelo menos 28 dias.

Quem pode receber a dose adicional do imunizante deve apresentar documento de identificação, comprovante de vacinação contra a Covid-19 físico ou digital, além de comprovante de endereço do município se as doses anteriores não foram aplicadas na capital.

No caso dos profissionais de saúde, é necessário apresentar comprovante de vínculo empregatício em serviço de saúde do município de São Paulo ou documento do conselho de classe. Também é possível levar comprovantes de profissão, certificado ou diploma.

É recomendado consultar a página De Olho na Fila antes de se deslocar até um posto de vacinação para checar a movimentação de pessoas nas unidades e evitar aglomerações. Os endereços dos postos de vacinação podem ser consultados na página Vacina Sampa.

Atuação do município

Nesta segunda-feira (4/10), a Secretaria Municipal da Saúde informou que 559.676 pessoas perderam o prazo e ainda são aguardadas para receber a segunda dose dos imunizantes contra o novo coronavírus na cidade de São Paulo.

Importante destacar que completar o esquema vacinal é essencial para garantir proteção completa contra as formas graves da doença e das variantes do novo coronavírus em circulação.

Mais sobre o novo coronavírus 1

De acordo com o boletim diário mais recente publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, no último domingo (3/10), a capital paulista totalizava 38.235 vítimas da Covid-19. Havia, ainda, 1.511.970 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus.

Abaixo, gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo.

Prefeitura de SP

Em relação ao sistema público de saúde, os dados mais recentes mostram que a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 na região metropolitana de São Paulo, nesta segunda (4/10), é de 39,5%.

Já no último domingo (3/10), o índice de isolamento social na cidade de São Paulo foi de 46%. A medida é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal forma de contenção da pandemia do novo coronavírus.

A aferição do isolamento é feita pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.

Mais sobre o novo coronavírus 2

No último domingo, o Estado de São Paulo registrou menos de 4,5 mil internados pela Covid-19. O balanço é o menor dos últimos 18 meses e quase sete vezes menor que o registrado no pico da segunda onda, que chegou a ultrapassar 31 mil pacientes com a doença.

As taxas de ocupação dos leitos de UTI também estão entre as menores da história da pandemia, contabilizando 31,4% no estado. O detalhamento dos dados oficiais da pandemia está disponível neste site.

Ações e Atitudes

Realizado pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba) em parceria com a Clínica Clinar, um estudo sinaliza baixa aptidão cardiorrespiratória e ineficiência neuromuscular em recuperados de Covid-19 moderada e severa. Recuperados de Covid-19 leve não apresentaram sequelas.

Para a pesquisa, realizada entre junho e agosto de 2020, 48 pacientes pessoas recuperadas da Covid-19 e 15 voluntários saudáveis, a título de comparação, foram submetidos a teste cardiopulmonar de exercício associado à eletromiografia de quadríceps (parte da frente da coxa).

A eletromiografia é uma técnica de monitoramento da atividade elétrica das membranas excitáveis das células musculares, representando os potenciais de ação deflagrados por meio da leitura da tensão elétrica ao longo do tempo.

Segundo os autores do estudo, a investigação científica já foi finalizada e os recuperados de Covid-19 moderada e severa necessitam de tratamento por meio de reabilitação cardiopulmonar.

A divulgação científica do estudo ocorrerá por meio de dois artigos. Um já foi publicado no periódico britânico Journal of Kinesiology and Electromyography. O segundo está disponível na plataforma medRiv, mas ainda não foi publicado em periódico.

*Ouça aqui a versão podcast do boletim Coronavírus desta segunda-feira

*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar