O ano novo também já começou para a Câmara Municipal de São Paulo. Nesta quarta-feira (1º/01), tomou posse a nova composição da Mesa Diretora que vai comandar os trabalhos do Poder Legislativo em 2020. Os vereadores que fazem parte da direção da Casa foram eleitos em sessão extraordinária no dia 15 de dezembro do ano passado.
O presidente da Câmara é o vereador Eduardo Tuma (PSDB), reconduzido ao cargo, e que estará na função pelo segundo ano. Durante a eleição, Tuma foi candidato único, recebeu 48 votos e houve uma abstenção. “A não indicação de outro candidato mostra que esta Casa tem um trabalho em sinergia. Nós construímos uma Câmara mais forte em 2019. Eu tenho certeza de que ela vai se fortalecer em 2020. Contem comigo novamente”, afirmou Tuma na eleição de dezembro.
O 1ª vice-presidente empossado é o vereador Milton Leite (DEM) e Celso Jatene (PL) assumiu o cargo de 2° vice-presidente. O vereador Alessandro Guedes (PT) agora ocupa o posto de 1° secretário, enquanto que o 2° secretário em 2020 é o vereador Souza Santos (REPUBLICANOS).
Prontos para eventuais substituições, também tomaram posse os suplentes. A 1ª suplência é da vereadora Soninha Francine (CIDADANIA) e o 2ª suplente empossado é o vereador Claudinho de Souza (PSDB).
Além dos integrantes da Mesa Diretora, também passou a ocupar novo cargo o vereador Eliseu Gabriel (PSB) que, em 2020, vai ocupar a função de corregedor-geral da Câmara.