pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Um comentário

Ademir Silvério

Boa tarde gostaria de saber se foi somente hoje sou servidor aposentado há 8 meses e preciso fazer tenho 63 fiz este exame a mais de 4 anos e preciso fazer o mais breve possível o sus so para março de 2018 obg tenham uma ótima tarde a todos.

Contribuições encerradas.

Novembro Azul é lembrado na Câmara com atendimento gratuito de saúde

27 de novembro de 2017 - 15:12

Categorias

Luiz França/CMSP

Câmara teve atendimento de saúde para homens nesta segunda-feira

ÉLDER FERRARI
DA WEB RÁDIO CÂMARA

A Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta segunda-feira (27/11) uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, da Secretaria Municipal de Saúde, e da UBS República sobre o Novembro Azul, mês de orientação e prevenção ao câncer de próstata, com o apoio do gabinete do vereador Camilo Cristófaro (PSB).

Foi montado um pequeno consultório no Auditório Externo Freitas Nobre, no andar térreo do Palácio Anchieta, para atendimento aos homens. Foram oferecidos gratuitamente o encaminhamento para o exame do PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom de próstata e também o encaminhamento para o exame de toque retal.

O médico da UBS República Carlos Eduardo Taveira Elias explica que o PSA não é tão preciso quanto o toque retal, portanto esse exame, mesmo com todo o preconceito dos homens, ainda é o mais adequado para a detecção da doença:

“O PSA pode ser alterado. Então o exame de toque retal é mais confiável. É um exame simples e muito importante, assim como o ultrassom de próstata.”

O exame de toque retal deve ser feito pelo homem a partir de 50 anos ou dos 45 anos se houver fatores de risco, como explica o médico Taveira Elias.

“Se tiver algum caso de câncer de próstata na família ou se você for negro, é importante fazer esses exames a partir dos 45 anos”.

Um dos atendidos no consultório montado na Câmara Municipal de São Paulo foi o idoso Paulo Pereira Nogueira, que está com 60 anos. Ele explicou que tem câncer de próstata e veio pedir orientações para o tratamento, já que em um primeiro momento a radioterapia não deu o resultado esperado.

Ele elogiou o atendimento que recebeu dos profissionais da UBS República  e contou que foi orientado a como proceder a partir de agora.

“Este aqui foi o melhor atendimento que eu tiver até agora. O médico conversou comigo e me orientou de que forma eu posso fazer o tratamento, indicando hospitais especializados para o meu caso.”

Além da preocupação com o câncer de próstata, o atendimento realizado pela UBS República na Câmara Municipal de São Paulo também ofereceu o teste rápido para o HIV. Existe uma grande preocupação com a população idosa em relação a essa doença e as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), de acordo com Taveira Elias. “Com o advento das melhorias para a saúde do idoso, medicações sexuais avançadas, nós estamos tendo muitos casos novos de idosos com DSTs e de Aids.”

 

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar