pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Novembro Azul: Entenda a importância e veja onde fazer o exame

Por: BEATRIZ DAMASCENO
HOME OFFICE

25 de novembro de 2021 - 22:39

Novembro Azul é o mês de conscientização do câncer de próstata. A principal bandeira do movimento é sensibilizar a população da importância do diagnóstico precoce da doença. Estima-se que as chances de cura daqueles que têm o diagnóstico na fase inicial é de quase 90%.

Mas, o exame do toque retal ainda é considerado um tabu para alguns homens, que podem considerar “menos masculino” o procedimento. Outros possuem medo do procedimento. Não é à toa, que a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) tem o tema “Saúde também é papo de homem” na campanha de conscientização deste ano.

No exame de próstata, o médico urologista vai avaliar alterações no órgão, tais como o tamanho, densidade e formato. Além de verificar se existem nódulos ou anormalidades na região. É importante lembrar que o exame de toque é realizado em poucos segundos e não causa dor. Os médicos utilizam luva látex, lubrificador e quando necessário anestésico.

Sintomas

O câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial, por isso, é tão importante realizar o exame preventivo regularmente. Já na fase avançada, os principais sintomas são: dores ao urinar, dor óssea, vontade de urinar com frequência e a presença de sangue na urina ou/e no sêmen.

Quando e onde fazer o exame?

Mesmo sem sintomas, homens que tenham a partir de 45 anos, devem começar a conversar com o seu médico sobre o exame de toque retal. Cerca de 20 % dos homens já são diagnosticados com as alterações no exame de toque retal. Mas, outros exames podem ser solicitados se houver suspeita da doença.

Segundo a  Prefeitura de São Paulo, os exames de detecção do câncer estão disponíveis na rede de Atenção Básica e Especializada de Média Complexidade Municipal, tais como, Ambulatórios de Especialidades, Hospitais Dia e hospitais municipais.

O exame de diagnóstico e o exame de biópsia de próstata guiada por ultrassonografia estão disponíveis nos ambulatórios de especialidades, unidades dos Hospitais Dia e em todos os hospitais municipais.

Durante o mês de novembro, homens que tenham acima de 50 anos, podem fazer o check-up gratuito do Governo do Estado de São Paulo, onde é possível realizar o exame de detecção do câncer de próstata. Para agendar é necessário ligar no 0800-779-0000, informando a região que reside.

Instituto Nacional de Câncer

O INCA, ligado ao Ministério da Saúde, conta com hospitais habilitados para o atendimento oncológico. Confira abaixo as unidades da capital paulista:

  • Centro de Referência da Saúde da Mulher (Unacon);
  • Conjunto Hospitalar do Mandaqui (Hospital geral com cirurgia Oncológica);
  • Hospital do Câncer A. C Camargo/Fundação Antônio Prudente (Cacon com serviço de Oncologia Pediátrica);
  • Hospital Central da Santa Casa de São Paulo/Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (Unacon com serviços de Hematologia e de Oncologia Pediátrica);
  • Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP/Fundação Faculdade de Medicina (Cacon com serviço de Oncologia Pediátrica);
  • Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha (Hospital geral com cirurgia Oncológica);
  • Hospital Heliópolis (Unacon);
  • Hospital Infantil Darcy Vargas (Unacon exclusiva de Oncologia Pediátrica);
  • Hospital Ipiranga/Unidade de Gestão Assistencial II (Unacon);
  • Hospital São Joaquim Beneficência Portuguesa/Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência (Cacon com serviço de Oncologia Pediátrica);
  • Hospital Santa Marcelina/Casa de Saúde Santa Marcelina (Cacon com serviço de Oncologia Pediátrica);
  • Hospital São Paulo Unidade I/Escola Paulista de Medicina/Unifesp (Cacon);
  • Hospital de Transplante do Estado de São Paulo Euryclides de Jesus Zerbini/Hospital Brigadeiro (Unacon com serviço de Hematologia);
  • Instituto Brasileiro de Controle do Câncer – IBCC (Unacon com serviço de Radioterapia);
  • Instituto de Oncologia Pediátrica/Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer – GRAAC (Unacon Exclusiva de Oncologia Pediátrica com Serviço de Radioterapia);
  • Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho (Cacon);
  • Instituto do Câncer do Estado de São Paulo/SES (Cacon).

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar