pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Novembro Azul: Mês de combate ao câncer de próstata traz alerta sobre preconceito

Por: IARA SILVA - HOME OFFICE

8 de novembro de 2021 - 12:26

Categorias

Criado na Austrália, em 2003, o Movimento Novembro Azul surgiu da necessidade de falar sobre a saúde masculina e dos desafios de combater o preconceito deste público com cuidados médicos. A escolha do mês tem a ver com o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado anualmente em 17 de novembro.

Segundo tipo de câncer mais comum em homens, o câncer de próstata é o foco principal da campanha. Segundo a previsão do INCA (Instituto Nacional de Câncer), 65.840 novos casos serão detectados no Brasil em 2021.

Prevenção

Para a prevenção deste tipo de câncer, são indicados cuidados simples e rotineiros:

  • Manter uma alimentação saudável;
  • Praticar atividades físicas;
  • Não fumar;
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

Sintomas

Alguns sintomas que estão associados ao câncer de próstata são:

  • Dificuldade de urinar;
  • Demora em começar ou terminar de urinar;
  • Sangue na urina;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou durante a noite.

Quando estes sintomas são detectados, o recomendado é procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima para atendimento médico adequado. O câncer de próstata pode não apresentar sintomas na fase inicial, por isso é tão importante manter bons hábitos e uma rotina de exames.

São Paulo

O governo do Estado de São Paulo mantém a página ‘Novembro Azul – O preconceito mata’ com materiais sobre o câncer de próstata. Além de dados sobre prevenção, a plataforma traz informações de mutirões e campanhas de exames, como a ‘Filho que ama leva o pai ao AME’, que funciona desde 2014 e já atendeu neste ano 16,8 mil homens em todo o Estado.

Os pacientes atendidos nos AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) passam por uma triagem com profissionais de enfermagem e contam com atendimento médico em cardiologia e urologia. Se necessário, também são feitos exames complementares conforme disponibilidade da unidade.

Para ter acesso ao check-up gratuito é necessário fazer um agendamento pelo telefone 0800-779-0000, informando a região que reside.

Na capital paulista, a Prefeitura realiza durante todo o mês uma ação que envolve 13 ônibus da SPTrans adesivados com frases incentivando a importância da prevenção circulando em todas as regiões da cidade.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar