O atual Diretor do ILUME (Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços e Obras), Paulo César Nannini, prestou, nesta quarta-feira (18/4), esclarecimentos à Comissão de Administração Pública acerca dos contratos celebrados para o sistema de iluminação do município de São Paulo.
Questionado na reunião pelo vereador Antonio Donato (PT), autor do requerimento 04/2018, sobre quais serão as primeiras medidas como diretor do ILUME, Paulo César Nannini disse que já houve a substituição de algumas pessoas vinculadas aos cargos de confiança da antiga diretora, Denise Abreu.
Outras medidas adotadas foram a reestruturação do departamento, levantamento dos contratos anteriormente vigentes e das condições dos almoxarifados.
Sobre a situação atual das possíveis irregularidades na PPP (Parceria Público Privada) da iluminação, Nannini afirmou “que ela foi suspensa na última sexta-feira (13/4) por decisão judicial, pela 13ª Vara da Fazenda Pública”.
Segundo Antonio Donato (PT), “a suspensão do contrato de iluminação pública na cidade de São Paulo é um fato bastante grave diante de uma série de vazamentos e gravações envolvendo a antiga diretora do ILUME”, disse o vereador.
“O esclarecimento prestado foi muito inicial. Na verdade, temos vários pedidos de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) que seriam a forma adequada para aprofundar o tema”, afirmou.
Gilson Barreto (PSDB), presidente da Comissão da Administração Pública, disse que, hoje, os preços dos insumos, principalmente lâmpadas, reduziram muito. “Particularmente acho que deverá haver nova licitação, com novos preços e mais concorrentes”, disse Barreto.
Segundo o vereador tucano, o Executivo não tem interesse em pagar mais para que o serviço seja executado. “Nós, como fiscalizadores do Poder Executivo, estamos por meio da Comissão de Administração Pública, discutindo esse assunto e vamos aprofundar mais, a fim de saber das empresas qual o trabalho de cada um, o perfil e o que se pode colaborar com a cidade”, disse o vereador Gilson Barreto.