pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Edital dos ônibus e velocidade das Marginais mobilizaram Comissão de Trânsito

Por: - DA REDAÇÃO

6 de julho de 2017 - 11:43

A Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia tratou de assuntos fundamentais para a cidade de São Paulo neste primeiro semestre, como o novo edital de licitação do sistema de transporte de passageiros de ônibus da capital paulista.

O secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, informou que a Prefeitura de São Paulo quer concluir a licitação e, se não houver contestações, assinar os novos contratos ainda este ano.

O presidente da Comissão de Trânsito, Senival Moura (PT), disse que a Câmara vai monitorar todo o processo. “Trata-se da maior licitação de transporte público do mundo. Por essa razão, a Comissão exercerá um papel importantíssimo”.

Para o vereador João Jorge (PSDB), membro da Comissão de Trânsito, a Câmara Municipal precisa interferir diretamente nesse assunto. “Vamos opinar diretamente ao prefeito e à Secretaria de Transportes. Essa é a nossa missão. Falar diretamente com os elaboradores do projeto, atendendo sempre as demandas que chegam até nós”.

Outra questão que mobilizou os vereadores da Comissão de Trânsito foi a velocidade das Marginais Tietê e Pinheiros. O Programa Marginal Segura, criado na gestão do prefeito João Doria, aumentou a velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê, de 50 km/h para 60 km/h, na via local, à exceção das faixas da direita, ao lado das calçadas e nos corredores de ônibus, mantidas em 50 km/h; de 60 km/h para 70 km/h, na via central; e de 70 km/h para 90 km/h, na via expressa.

O secretário Sérgio Avelleda explicou que as marginais foram adequadas ao conceito de rodovia, e estão sendo estruturadas dessa maneira.

“Quando você vai pegar uma rodovia, ela tem um conjunto de ações que garantem a sua segurança. Você tem informação, sinalização, fiscalização, você tem o gerenciamento da via. O que nós fizemos foi aplicar todos esses conceitos nas marginais”, disse.

O vereador Alessandro Guedes (PT) não se convenceu com as explicações.

“Todos os estudos do planeta indicam que quanto menos velocidade, menos acidente tem”, disse.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar