pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Novo trabalho de identificação das ossadas de Perus está ameaçado

18 de outubro de 2016 - 15:59

Categorias

 

ELDER FERRARI
DA WEB RÁDIO CÂMARA

A Comissão Municipal da Memória e Verdade da Prefeitura de São Paulo realizou na Câmara Municipal de São Paulo, nesta terça-feira (18/10), um seminário sobre a atual situação do Grupo de Trabalho, criado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, ligada ao Ministério da Justiça, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, e a Unifesp, que busca a identificação de 3 presos políticos, Francisco José de Oliveira, Dimas Casemiro e Grenaldo de Jesus da Silva, desaparecidos entre 1971 e 1972, supostamente enterrados na Vala do Cemitério Dom Bosco, no bairro de Perus, descoberta em 4 de setembro de 1990.

A equipe de antropólogas forenses, arqueólogos e fotógrafos fizeram uma apresentação detalhada de tudo o que foi feito desde o início do trabalho, em julho de 2014. Ao todo, descontando as interrupções, foram 15 meses de trabalho e a responsável pelo laboratório de identificação das ossadas de Perus, Patrícia Fischer, explicou que já foram analisadas 550 das 1047 caixas de ossadas retiradas da Vala do Cemitério de Perus. Já o trabalho de coleta das amostras de DNA que pode de fato permitir a identificação das ossadas está um pouco mais atrasado.

O contrato do grupo de trabalho termina em janeiro de 2017, mas segundo a coordenadora do projeto, a arqueóloga forense Márcia Lika Hattori, seriam necessários, pelo menos, mais 15 meses para conclusão dos trabalhos.

Ouça a reportagem:

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar